A decisão do título do Campeonato Paraibano de 2024 começa neste sábado (6). Sousa e Botafogo-PB entram em campo, às 16h30, no estádio Marizão, no Sertão paraibano. Com campanhas parecidas, sousenses e pessoenses chegam à fase final com as mesmas chances na briga pelo troféu de campeão. Para a partida, as duas equipes contam com força máxima em seus elencos.
Os dois times já têm presença na Copa do Brasil do ano que vem. O campeão também terá cadeira cativa na Copa do Nordeste do próximo ano. Já o vice deve passar pelo pré-Nordestão e buscar uma vaga na fase de grupos. Por isso, a disputa fica por conta da luta por mais um troféu para a galeria de cada clube e também pelas cotas que devem entrar nos cofres de cada um deles, caso sejam campeões. O Botafogo-PB vai em busca do 31º título, enquanto o Sousa tenta o terceiro na sua história.
- Sousa fechará confronto com Trio de Ferro em finais de Paraibano
- Botafogo-PB deixa trauma do Marizão de lado para voltar a ser campeão paraibano
O Alviverde fez uma campanha que trouxe contornos de emoção, na primeira fase, conseguindo a classificação só na última rodada, somando 14 pontos após nove jogos. O Dinossauro foi para a semifinal, enfrentando o Treze, e venceu a partida de ida por 2 a 1, no Marizão. A equipe sertaneja conseguiu superar a pressão do adversário com um empate sem gols, no estádio Amigão, em Campina Grande, passando para a final.
Finalizando a primeira fase na terceira colocação, na fase classificatória, com 17 pontos, o Botafogo-PB conseguiu derrubar o Serra Branca na fase semifinal com um empate de 0 a 0, em João Pessoa, e uma vitória de 2 a 1, atuando em Campina Grande. O time botafoguense tem a vantagem de fazer o jogo de volta, na condição de mandante, no estádio em João Pessoa.
Prováveis escalações
- Sousa: Bruno Fuso, Iranílson, Breno Cesar, Marcelo Duarte e Jackson Santos; Hebert Cristian, Alexandre Aruá, Felipe Jacaré e Reinaldo; Leozinho e Diego Ceará. Técnico: Paulo Schardong.
- Botafogo-PB: Dalton, Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Bruno Cardoso; Rodrigo, Lucas Siqueira, Thallyson e Warley Jr; Gustavo Poffo e Pipico. Técnico: Moacir Júnior.
Arbitragem
- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Master-DF)
- Assistente 1: Thiago Henrique (CBF-RJ)
- Assistente 2: Felipe Alan Costa de Oliveira (CBF-MG)
- Quarto árbitro: Marcello Ruda Neves Ramos (CBF-DF)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ)
- AVAR: Flávio Gomes Barroca