O Botafogo-PB vai encarar o Sousa na final do Campeonato Paraibano querendo apagar de vez a goleada sofrida no Marizão, no ano passado, na disputa da semifinal do estadual. Além de deixar esse trauma para trás, uma vitória contra o Dinossauro nesta decisão ainda pode garantir um título que o Belo já não conquista há quatro anos.
Em 2023, o Botafogo-PB enfrentou o Sousa em meio a um momento de muita desconfiança. Depois de demitir o técnico Francisco Diá e garantir a vaga na semifinal nos acréscimos, diante do Nacional de Pato, o Belo teria uma parada dura para tentar uma vaga na decisão. Sob o comando de Tiago Batizoco, então técnico interino, o Alvinegro da Estrela Vermelha conseguiu sair com a vantagem no jogo de ida depois de vencer o time sertanejo por 1 a 0, no Almeidão.
No entanto, a partida de volta no Marizão teve uma história bem diferente. Sabendo da sua força em casa, o Sousa se impôs diante de um Botafogo-PB que voltou a apresentar as suas fragilidades e aplicou uma goleada de 5 a 1, acabando com qualquer esperança botafoguense de chegar à decisão do Paraibano.
O cenário para 2024 parece ser mais otimista para o Botafogo-PB. Mesmo não apresentando um desempenho convincente em campo, a equipe pessoense tem conseguido os resultados nos momentos mais importantes e decisivos. Jogando fora de casa, no Paraibano, o Belo acumulou duas vitórias, um empate e uma derrota. Com a vantagem de decidir em casa, a confiança é de que o Alvinegro possa escrever uma história diferente nesse reencontro com o Sousa.
O primeiro jogo da decisão do Paraibano será neste sábado (06), às 16h30, no Marizão. A volta será no sábado seguinte, dia 13, às 16h30, no Almeidão.