Após disputar duas vezes com o Treze (em 2009 e 2023) e duas com o Campinense (2012 e 2021), o Sousa completa os confrontos em decisões com o trio de ferro do futebol paraibano encarando o Botafogo-PB, em mais uma final de Campeonato Paraibano. O Dino atravessa um dos melhores momentos nas suas três décadas de história como clube profissional.
O Sousa, que não começou bem o Campeonato Paraibano, se superou e está credenciado a brigar pelo título de campeão da elite do futebol estadual. A equipe conquistou a vaga na final, para enfrentar o Botafogo-PB na final, superando o Treze na fase semifinal, com uma vitória de 2 a 1, no Marizão e um empate, no Amigão.
Esta é a terceira vez que o representante do Sertão chega nas disputas de uma decisão estadual diante de um dos três considerados tradicionais clubes da Paraíba. A primeira aconteceu em 2009, quando encarou o Treze. No primeiro jogo, em Sousa, o placar terminou empatado 1 a 1. Mas o Dino venceu o jogo de volta, em Campina Grande, sendo campeão em pleno Amigão, no embalo da dupla Miltinho e Edmundo, que levaram o Dinossauro ao título.
O segundo encontro com algum clube do trio de ferro aconteceu em 2012, quando o Campinense de Warley e Potita não deu chances ao Dinossauro e ficou com o título na grande final daquela edição. Empate no Marizão em 1 a 1 e vitória por 4 a 0 para a Raposa, no Amigão.
Em 2021, o Dinossauro voltou a encarar o Campinense na grande decisão do título estadual daquele ano. A primeira partida disputada no estádio Amigão, em Campina Grande, apontou a vitória do time rubro-negro por 1 a 0. No jogo de volta, no estádio Marizão, foi registrado o empate de 0 a 0. Com isso, a Raposa ficou novamente com o título no confronto contra o Alviverde.
Em 2023, o Sousa voltou à final do Campeonato Paraibano e enfrentou o Treze. Na partida de ida, o Galo venceu por 2 a 1, atuando no Amigão, em Campina Grande. A partida de volta foi no Marizão lotado de torcedores sousenses, que viram seu time vencer 1 a 0. Com isso, a decisão do título acontecer nas cobranças de pênaltis, que apontou a vitória do Treze por 4 a 2.
Agora, a saga do Sousa é encarar outro time de camisa e tradição no futebol paraibano, tendo como adversário o Botafogo-PB. A vantagem dos botafoguenses é apenas a de decidir o título como mandante, no Almeidão, no próximo dia 13. Antes, neste sábado, o Belo vai precisar encarar a força do Marizão, às 16h30, no jogo de ida.