O Treze está a quatro passos de poder voltar a conquistar o bicampeonato Paraibano após mais de 10 anos. A última vez que o Galo da Borborema levantou duas taças consecutivas de campeão estadual foi em 2010 e 2011, sob o comando do técnico Marcelo Vilar.
O bicampeonato foi conquistado de maneira incontestável. Em 2010, o Treze terminou a primeira fase na liderança isolada com 41 pontos, somando 12 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
No quadrangular final, o Alvinegro de Campina Grande arrancou um empate em 2 a 2 com o Botafogo-PB, pela quinta e penúltima rodada, com um gol de Miltinho. No jogo seguinte, venceu o Campinense por 2 a 0 na última rodada, carimbando o título e encerrando um jejum de quatro anos.
Em 2011, o Treze mantinha o seu favoritismo e chegava mais forte para ir em busca do segundo campeonato. Para isso, contava com os reforços de Doda e Warley. Mesmo com um formato diferente, os comandados de Marcelo Vilar terminaram a primeira fase de forma invicta, alcançando 44 pontos, em 13 vitória e 5 empates.
Na semifinal, o Galo da Borborema sofreu a sua única derrota diante do seu maior rival. No jogo de ida, o time trezeano foi goleado por 4 a 0, no Almeidão. Mas, na volta, o Treze conseguiu uma reação que parecia improvável. Diante do seu torcedor, no Amigão, devolveu o placar do primeiro jogo e garantiu a vaga na final por ter a melhor campanha geral.
Na grande decisão, outro clássico, dessa vez contra o Campinense. A segunda taça veio após o Galo da Borborema empatar em 1 a 1 nos dois jogos.
Por quatro vezes em sua história, o Treze foi bicampeão consecutivo: 1940/1941, 2000/2001, 2005, 2006 e 2010, 2011. Agora, em 2024, com o comando do técnico William de Mattia, o Galo vai em busca do quinto. Mas antes, a equipe precisa passar pela semifinal diante do Sousa. O primeiro jogo será nesta domingo (31), às 17h, no estádio Marizão.