Sousa se reveste de alma copeira para conquistar terceiro título paraibano
Dino se deu melhor contra o Belo, em pleno Almeidão, e faturou título paraibano
Vitória Soares
13 de abril de 2024

O Sousa voltou a a se sagrar campeão paraibano depois de 15 anos. O tricampeonato estadual do Dinossauro coroou um momento em que o clube vem se consolidando no cenário regional e nacional.  

Em 2024, além da taça do Paraibano, o Sousa vem fazendo uma campanha histórica na Copa do Brasil, onde está disputando a terceira fase.  

A chegada na terceira final em quatro anos e a conquista do título foi marcada por um momento de instabilidade e de recuperação no Paraibano. 

Saída de Renatinho 

Para a temporada de 2024, o Sousa manteve o trabalho de Renatinho Potiguar. Em 2023, o treinador conduziu  o Dinossauro ao vice-campeonato do Paraibano e esteve perto de conquistar o acesso para a Série C, depois de chegar às quartas de final da Série D do Brasileirão. 

Renatinho Potiguar. (Foto: Luciano Soares)

Com muitas expectativas para esta temporada, o Sousa não teve um bom começo no Paraibano. O time sertanejo perdeu dois dos três primeiros jogos e acabou flertando com a zona de rebaixamento. Com os resultados não aparecendo e com o time não apresentando o mesmo desempenho da temporada passada, o técnico Renatinho Potiguar foi demitido.

Até então, ele era o técnico mais longevo do futebol paraibano, com mais de um ano à frente do Sousa. 

Alma copeira

Paulo Schardong foi contratado para ocupar o lugar de Renatinho Potiguar. O técnico que teve uma breve passagem pelo Sousa em 2021, agora teria que tentar recuperar a equipe no Paraibano.

Nesse recomeço, a boa campanha que o Sousa vinha fazendo na Copa do Brasil foi um combustível para a equipe ir em busca de uma vaga na semifinal do estadual. 

Paulo Schardong, técnico do Sousa, abraçando Danilo Bala após a classificação diante do Cruzeiro na Copa do Brasil. (Foto: Reprodução/Instagram)

A vitória histórica diante do Cruzeiro retomou a confiança que o Dino precisava no estadual. Nos quatro jogos restantes da primeira fase do Paraibano, o Sousa não perdeu, somando duas vitórias e dois empates. Diferente de 2023, em que o clube havia se classificado na liderança e com rodadas de antecedência, em 2024, o time fechou a primeira fase na quarta posição, com 14 pontos. 

Na semifinal, o Sousa reencontrou o Treze com quem havia disputado a final do Paraibano 2023. Fazendo valer a sua força no Marizão, o Dinossauro dominou o Galo da Borborema e devolveu o placar do primeiro jogo da decisão do ano passado, vencendo por 2 a 1.  

Diego Ceará marcou os dois gols da vitória do Sousa diante do Treze, pelo jogo de ida semi do Paraibano. (Foto: Luciano Soares)

Na volta, o Sousa foi até Campina Grande e conseguiu segurar muito bem a vantagem que havia conquistado em casa. Empatou em 0 a 0, no Amigão, e garantiu sua vaga em mais uma decisão do Paraibano. 

Na final, o adversário do Sousa seria o Botafogo-PB, equipe que nunca tinha enfrentado em decisões, fechando assim duelos com o Trio de Ferro no futebol paraibano. 

Com o Marizão praticamente lotado, o Sousa esbarrou na boa atuação da defesa do Botafogo-PB e acabou empatando em 0 a 0, não conseguindo ir para João Pessoa com a vantagem que desejava no placar. 

No jogo da volta, o Alviverde conseguiu segurar o Belo, empatou a partida em 1 a 1 no Almeidão e, nas penalidades máximas, garantiu o terceiro título estadual em sua curta história. Diego Ceará marcou o gol do Dinossauro nos 90 minutos. Nos pênaltis, o goleiro Bruno Fuso defendeu a cobrança de Wendel Lomar e viu Pipico isolar a cobrança que garantiu o êxito sertanejo.

Sousa festeja título no gramado do Almeidão (Foto: Wellington Faustino / FPF-PB)

Confira os números do Sousa no Paraibano

  • Jogos: 13
  • Vitórias: 5
  • Empates: 5
  • Derrotas: 3
  • Gols marcados: 14
  • Gols sofridos: 8
  • Artilheiros: Diego Ceará (6), Estevan Costa (2), Juninho (2), Charles (1), Marcelo Duarte (1), Michel Potiguar (1), Reinaldo (1)
  • Assistências: Jackson Santos (2), Reinaldo (1), Adriano Seixas (1), Leozinho (1), Hebert Cristian (1), Alan Calbergue (1), Estevan Costa (1), Ewerton Silva (1)

Tabela de jogos

  • PRIMEIRA FASE

1ª rodada
Nacional de Patos 1 x 0 Sousa

2ª rodada
Sousa 1 x 0 Serra Branca

3ª rodada
CSP 1 x 0 Sousa

4ª rodada
Botafogo-PB 0 x 0 Sousa

5ª rodada
Sousa 3 x 0 Campinense

6ª rodada
Sousa 0 x 2 Treze

7ª rodada
Atlético-PB 1 x 2 Sousa

8ª rodada
Sousa 4 x 0 São Paulo Crystal

9ª rodada
Sousa 1 x 1 Pombal

  • SEMIFINAL

Sousa 2 x 1 Treze

Treze 0 x 0 Sousa

  • FINAL

Sousa 0 x 0 Botafogo-PB

Botafogo-PB 1 (3) x (4) 1 Sousa

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também