O revés sofrido diante do Náutico, nesse domingo (11), fora de casa, foi apenas o segundo nesta edição de Série C do Brasileiro, mas que gerou criticas e descontentamento em parte da torcida. Após o jogo, o técnico Evaristo Piza rechaçou qualquer possibilidade de ”corpo mole” do já classificado elenco botafoguense na partida e disse ser necessário entender o contexto do adversário, que ainda luta por uma vaga no G-8.
Para Piza, a derrota por 2 a 0 se deu devido ao mau desempenho da equipe e da boa atuação do Timbu. Com a vitória, os pernambucanos afastaram, mesmo que momentaneamente, o fantasma do rebaixamento e ficaram a um ponto do Figueirense, último time dentro da zona de classificação.
“Se houvesse relaxamento, ia tomar uma goleada. Foi um jogo disputado, de ações lá e aqui, bola na trave, gol anulado. Se é uma equipe que desiste do jogo, ela não tem ações. Eu pedi para eles para evitar esses rumores externos. Existem situações que ficaram enraizadas, machucadas. O passado é o passado. Nós perdemos o jogo porque o Náutico foi melhor que a gente. Um jogo fora de casa, contra uma equipe que está buscando estar onde a gente está. Não vejo sacanagem de ninguém, até porque não é o perfil desse grupo”, disse.
Mesmo descartando qualquer chance de um possível relaxamento do Belo nos Aflitos, o comandante entende que a equipe precisa dar uma resposta ao torcedor já na próxima rodada. O próximo adversário será a Tombense, na próxima segunda-feira (19), em Tombos, em Minas Gerais, às 20h.
“O que eu preciso fazer agora é dar uma resposta rápida contra o Tombense. Um elenco que está com 39 jogadores, independente das variações que eu estou fazendo… o cara entra e vai querer não jogar, sabendo que vem um quadrangular de acesso? Ninguém vai entrar e abrir mão de correr, de competir, de jogar. Para trazer 23 (atletas) está difícil. Ficaram 10 treinando (em João Pessoa). E foram jogadores que podiam estar com a titularidade. A gente sabe da qualificação do nosso elenco. Não acho que houve falta de compromisso com a partida. Houve mérito do adversário”, comentou.
Erros defensivos e a busca por reforço
Com a primeira fase chegando ao fim e o quadrangular final se aproximando, o Botafogo-PB já ligou o sinal de alerta para os erros defensivos que tem sido recorrentes nos últimos jogos da equipe. Nas 17 rodadas em que disputou da Série C, os comandados de Evaristo Piza sofreram 20 gols e só não foram vazados em quatro oportunidades.
Ciente da necessidade de reforçar o setor defensivo, o Alvinegro da EStrela já se mexe nos bastidores em busca de uma solução. O técnico Evaristo Piza confirmou, em entrevista coletiva após o jogo diante do Náutico, que o clube deve se reunir esta semana para tentar fechar com mais um zagueiro para a disputa do quadrangular.