Há duas semanas comandando o Botafogo-PB, o técnico Evaristo Piza já traçou o principal objetivo do trabalho dele: tornar o Belo um time mais ofensivo. Ao longo da temporada, o Alvinegro da Estrela Vermelha mostrou qualidade defensiva. No entanto, quando se trata de criar jogadas e balançar as redes, o time ainda enfrenta dificuldades.
Para cumprir essa missão de tornar o Botafogo-PB mais efetivo no ataque, Piza já deu algumas pistas do que pode fazer. Além de apostar nas jogadas de velocidade, ele pretende contar com três jogadores: Warley Jr, Dudu e Bruno Leite. O comandante explicou que quer potencializar as qualidades ofensivas que o grupo já mostrou em alguns treinamentos, mas sem perder a força do setor defensivo.
“A minha função agora é potencializar. Usar do que foi trabalhado pelo Cristian e pelo Moacir nessa questão defensiva e pôr a minha essência ofensiva, melhorar a parte que está precisando evoluir. Isso, ao longo da semana passada e desta semana, eu estou potencializando. Mantém o bloco defensivo, o equilíbrio, a compactação, e agora vamos deixar leve: jogar, agredir, soltar os lados, pisar na área, finalizar, pôr força ofensiva. Vocês (jogadores) têm potencial para isso. Me mostraram em três treinos a resposta. Parecia que estava meio preso. Falei: “Solta, solta”, Porque eu estou nesse respaldo, potencializando vocês a buscar sempre a verticalizar, a ganhar do adversário. Isso eles entenderam e vai ser natural, com equilíbrio, para buscarmos isso sem perder essa consistência defensiva”, disse Piza.
O equilíbrio defensivo foi algo que Piza não conseguiu ter muito êxito na sua última passagem pelo clube, em 2020. Na época, a sua equipe agredia bastante, mas não conseguia fechar bem os espaços na defesa. Agora, em sua terceira passagem no Botafogo-PB, o técnico valorizou a consistência defensiva que encontrou e pretende mantê-la para a sequência da temporada.
“Eu percebi isso, eu vi os números, eu valorizei eles. Uma equipe que antes desse jogo vinha em 24 jogos com apenas três derrotas, poucos gols sofridos. Então, mostra uma equipe muito competitiva, defensivamente muito forte. E eu busquei mostrar para eles isso, o que eles têm de bom em números. Então, foi a questão defensiva, poucas derrotas, as classificações. A perda da Copa do Nordeste machuca, a perda do título (Paraibano) machuca mais ainda, só que não vamos olhar só as coisas ruins, vamos olhar as coisa boas que ocorreram. Esses fatos defensivos foram bons, então, mantém”, elogiou o técnico.
Depois de enfrentar o Floresta fora de casa, Evaristo Piza vai reencontrar a torcida alvinegra no Almeidão, neste domingo (27). O Botafogo-PB vai fazer a sua estreia em casa na Série C do Brasileiro diante do Caxias, às 19h, pela 2ª rodada da competição.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto 1: Cristiano Santos/Botafogo-PB