Paraibano Luís Henrique é um dos líderes em participação em gols no Campeonato Francês
Atacante de 22 anos balançou as redes três vezes e deu três assistências nesta temporada
28 de setembro de 2024

O atacante Luís Henrique vive grande fase no futebol europeu. De volta ao Olympique de Marselha após passagem pelo Botafogo-PB, em 2023, o paraibano é um dos destaques da equipe do técnico Roberto De Zerbi e tem, até o momento, um dos maiores números de participações em gols neste início do Campeonato Francês.

Natural de João Pessoa, o jovem atacante teve participação direta nas quatro vitórias e um empate conquistados pelo Marselha na Ligue 1. Titular em todas as cinco rodadas, Luís Henrique balançou as redes três vezes e deu três assistências.

O bom desempenho no retorno ao clube francês já rendeu frutos ao paraibano. Há quatro temporadas tendo vínculo com a equipe da Provença, onde foi comprado em 2020, Luís Henrique teve seu vínculo estendido até o meio de 2028 e pode, em caso de cumprimento integral do contrato, chegar a oito anos sendo jogador do Marselha.

Luis Henrique atuando contra o Brest — Foto: AFP

Em busca de engrenar de vez na Europa

O sucesso do paraibano na Europa está sendo, até então, uma volta por cima após a frustrante segunda passagem pelo futebol brasileiro. Contratado com apenas 18 anos, em setembro de 2020, Luís Henrique não teve uma primeira temporada e meia dos sonhos em solo francês. No total, o atacante atuou em 49 partidas e foi escalado desde o início em 17 jogos, com um gol e seis assistências nesse período.

Sem tanto espaço na equipe e almejando novos ares, o jovem decidiu retornar ao Brasil para defender a equipe que o revelou, o Botafogo. Com a camisa do Alvinegro da Estrela Solitária até fez um bom início de Campeonato Brasileiro, em 2023, e foi importante para o time que liderava com folgas no primeiro turno. Porém, como todo o grupo, caiu de rendimento na fase mais decisiva do torneio e, com isso, retornar ao Olympique de Marselha, que ainda era detentor dos seus direitos.

Logo que voltou ao Velho Continente, Luís Henrique recebeu algumas oportunidades do então técnico Genaro Gattuso, mas foi com outro que o paraibano se reencontrou: De Zerbi. Desde o início da temporada 24/25, o paraibano tem sido peça imprescindível no ataque da equipe e, ao lado do inglês Mason Greenwood, comanda grande parte das ações ofensivas do Marselha.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também