O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por dois anos por tentativa de fraudar o exame antidoping. O julgamento do atleta foi concluído na tarde desta segunda-feira, a sessão durou um pouco mais de duas horas.
O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante. A defesa de Gabriel Barbosa ainda pode recorrer da decisão.
A pena começa a valer a partir de abril.
Relembre o caso
Gabigol foi julgado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.
O jogador teria dificultado a realização do exame, ao prejudicar o trabalho dos oficiais responsáveis pela coleta, os desrespeitando e não seguindo os procedimentos adequados desde o início às 8h40. Os demais jogadores do elenco do Flamengo, segundo relatos adicionados à denúncia, se submeteram ao exame antes do treino das dez horas.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realiza o ‘doping surpresa’ sem aviso prévio nos centros de treinamentos dos clubes. Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude em 30 de maio.