Campeonato Paraibano: entenda tudo que está em jogo na rodada final da primeira fase
Rodada final acontecerá neste sábado, com todos os jogos simultâneos, às 16h
14 de março de 2024

Depois de 40 partidas realizadas, o Campeonato Paraibano chega à última rodada da primeira fase. Todos os cinco confrontos acontecem na tarde deste sábado (16), de forma simultânea, às 16h.

Botafogo-PB e Treze, já classificados, chegam para o último compromisso apenas disputando a liderança geral, que, hoje, pertence ao Galo. Por outro lado, Atlético-PB e São Paulo Crystal já estão rebaixados. Exceto o Pombal, todos os outros times ainda têm mínimas chances de buscar uma vaga na fase semifinal da disputa estadual.

O Arena Correio traz um balanço do que cada equipe precisa para a rodada final.

1º Treze (18 pontos)

Garantido na próxima fase, o Galo da Borborema, que está na liderança da primeira fase e enfrentará o arquirrival Campinense, no Amigão. Para terminar em primeiro sem precisar secar o Botafogo-PB, o Alvinegro precisa vencer a Raposa. Com isso, a equipe garante que decidirá os jogos de mata-mata como mandante, em busca do bicampeonato.

Galo da Borborema só depende de si para se manter líder da primeira fase (Foto: Daniel Vieira / Treze)

2º Botafogo-PB (17 pontos)

Também classificado para a semifinal, o Belo ainda busca a liderança geral da primeira fase, após a derrota por 2 a 0 para o Treze, nessa quinta-feira (13). Contra o Atlético-PB, o Alvinegro da Estrela Vermelha precisa vencer e torcer por um tropeço do Galo para voltar à primeira colocação.

Botafogo-PB ainda tem chance de se garantir na liderança geral (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB

3º Serra Branca (14 pontos)

O Carcará do Cariri precisa apenas de um empate para se classificar. O time do técnico Ranielle Ribeiro enfrentará o rebaixado São Paulo Crystal, no estádio Almeidão.

Serra Branca só depende de um empate para se garantir na próxima fase (Foto: Samy Oliveira)

4º Sousa (13 pontos)

Vindo de uma sequência de bons resultados, o Dinossauro carimba a classificação para a semifinal com uma vitória contra o Pombal, no Marizão. Caso a vitória não venha, os sertanejos podem se classificar conseguindo até um empate, contanto que o Campinense, caso vença o Treze, não ultrapasse o Alviverde no saldo de gols.

Elenco do Sousa comemorando gol no clássico contra o Atlético de Cajazeiras (Foto: Luciano Soares)

5º Campinense (11 pontos)

Só a vitória interessa para a Raposa contra o Treze. Só que, além da vitória, o Rubro-Negro precisa também torcer para que o Sousa perca para o Pombal. Caso o jogo no Marizão termine empatado, os comandados de Diá vão precisar tirar uma diferença de seis gols de saldo para desempatar e conseguir a vaga no G-4.

Campinense ainda tem chances remotas de classificação para a fase semifinal (Foto: Estefinho Francelino)

6º CSP (10 pontos)

Ainda com chance de classificação, o Tigre precisa vencer o Nacional de Patos, no José Cavalcanti, e torcer por derrota do Sousa e tropeço do Campinense para conseguir uma vaga que parece improvável.

7º Nacional de Patos (10 pontos)

O Canário do Sertão chega para o último jogo com chances remotas de classificação. Também com 10 pontos e na sétima colocação, o time precisa vencer o CSP, no José Cavalcanti, e torcer para o Sousa ser derrotado para o Pombal, além de cruzar os dedos para que o Campinense não vença o Treze.

8º Pombal (9 pontos)

O Carcará apenas cumprirá tabela na última rodada. Na primeira posição acima da zona de descenso, o Pombal não tem mais risco de ser rebaixado, mas também não têm mais chances de classificação. A equipe encerra sua participação diante do Sousa, no Marizão.

9º São Paulo Crystal (4 pontos)

O Carcará foi rebaixado após a derrota para o Sousa e só cumprirá tabela contra o Serra Branca, no Almeidão.

10º Atlético de Cajazeiras (-5 pontos)

O Trovão Azul foi a primeira equipe matematicamente rebaixada para a segunda divisão. Após um bom começo de competição, chegando até a ocupar posição entre os quatro primeiros, o Atlético de Cajazeiras foi punida pelo TJDF-PB pela escalação irregular do zagueiro Pedro Bahia em três rodadas do Campeonato Paraibano. Com isso, a equipe sofreu uma punição foi de 13 pontos, o que deixou os Trovão com -5 na tabela de classificação. A diretoria ainda recorreu da decisão, mas a pena foi mantida. A equipe finaliza sua participação na elite do futebol da Paraíba contra o Botafogo-PB, no Perpetão.

RODADA FINAL DA PRIMEIRA FASE

  • Atlético de Cajazeiras x Botafogo-PB (às 16h, no Perpetão)
  • Treze x Campinense (às 16h, no Amigão)
  • Sousa x Pombal (às 16h, no Marizão)
  • Nacional de Patos x CSP (às 16h, no José Cavalcanti)
  • Serra Branca x São Paulo Crystal (às 16h, no Almeidão)

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também