Depois de 40 partidas realizadas, o Campeonato Paraibano chega à última rodada da primeira fase. Todos os cinco confrontos acontecem na tarde deste sábado (16), de forma simultânea, às 16h.
Botafogo-PB e Treze, já classificados, chegam para o último compromisso apenas disputando a liderança geral, que, hoje, pertence ao Galo. Por outro lado, Atlético-PB e São Paulo Crystal já estão rebaixados. Exceto o Pombal, todos os outros times ainda têm mínimas chances de buscar uma vaga na fase semifinal da disputa estadual.
O Arena Correio traz um balanço do que cada equipe precisa para a rodada final.
1º Treze (18 pontos)
Garantido na próxima fase, o Galo da Borborema, que está na liderança da primeira fase e enfrentará o arquirrival Campinense, no Amigão. Para terminar em primeiro sem precisar secar o Botafogo-PB, o Alvinegro precisa vencer a Raposa. Com isso, a equipe garante que decidirá os jogos de mata-mata como mandante, em busca do bicampeonato.
2º Botafogo-PB (17 pontos)
Também classificado para a semifinal, o Belo ainda busca a liderança geral da primeira fase, após a derrota por 2 a 0 para o Treze, nessa quinta-feira (13). Contra o Atlético-PB, o Alvinegro da Estrela Vermelha precisa vencer e torcer por um tropeço do Galo para voltar à primeira colocação.
3º Serra Branca (14 pontos)
O Carcará do Cariri precisa apenas de um empate para se classificar. O time do técnico Ranielle Ribeiro enfrentará o rebaixado São Paulo Crystal, no estádio Almeidão.
4º Sousa (13 pontos)
Vindo de uma sequência de bons resultados, o Dinossauro carimba a classificação para a semifinal com uma vitória contra o Pombal, no Marizão. Caso a vitória não venha, os sertanejos podem se classificar conseguindo até um empate, contanto que o Campinense, caso vença o Treze, não ultrapasse o Alviverde no saldo de gols.
5º Campinense (11 pontos)
Só a vitória interessa para a Raposa contra o Treze. Só que, além da vitória, o Rubro-Negro precisa também torcer para que o Sousa perca para o Pombal. Caso o jogo no Marizão termine empatado, os comandados de Diá vão precisar tirar uma diferença de seis gols de saldo para desempatar e conseguir a vaga no G-4.
6º CSP (10 pontos)
Ainda com chance de classificação, o Tigre precisa vencer o Nacional de Patos, no José Cavalcanti, e torcer por derrota do Sousa e tropeço do Campinense para conseguir uma vaga que parece improvável.
7º Nacional de Patos (10 pontos)
O Canário do Sertão chega para o último jogo com chances remotas de classificação. Também com 10 pontos e na sétima colocação, o time precisa vencer o CSP, no José Cavalcanti, e torcer para o Sousa ser derrotado para o Pombal, além de cruzar os dedos para que o Campinense não vença o Treze.
8º Pombal (9 pontos)
O Carcará apenas cumprirá tabela na última rodada. Na primeira posição acima da zona de descenso, o Pombal não tem mais risco de ser rebaixado, mas também não têm mais chances de classificação. A equipe encerra sua participação diante do Sousa, no Marizão.
9º São Paulo Crystal (4 pontos)
O Carcará foi rebaixado após a derrota para o Sousa e só cumprirá tabela contra o Serra Branca, no Almeidão.
10º Atlético de Cajazeiras (-5 pontos)
O Trovão Azul foi a primeira equipe matematicamente rebaixada para a segunda divisão. Após um bom começo de competição, chegando até a ocupar posição entre os quatro primeiros, o Atlético de Cajazeiras foi punida pelo TJDF-PB pela escalação irregular do zagueiro Pedro Bahia em três rodadas do Campeonato Paraibano. Com isso, a equipe sofreu uma punição foi de 13 pontos, o que deixou os Trovão com -5 na tabela de classificação. A diretoria ainda recorreu da decisão, mas a pena foi mantida. A equipe finaliza sua participação na elite do futebol da Paraíba contra o Botafogo-PB, no Perpetão.
RODADA FINAL DA PRIMEIRA FASE
- Atlético de Cajazeiras x Botafogo-PB (às 16h, no Perpetão)
- Treze x Campinense (às 16h, no Amigão)
- Sousa x Pombal (às 16h, no Marizão)
- Nacional de Patos x CSP (às 16h, no José Cavalcanti)
- Serra Branca x São Paulo Crystal (às 16h, no Almeidão)