O duelo entre Botafogo-PB e Bahia, desta quarta-feira, às 21h30, no Almeidão, possui uma motivação extra pelo lado do Belo. Acontece que, em 22 jogos disputados entre os times, os paraibanos só conseguiram derrotar o Tricolor de Aço em três oportunidades e já não vencem a seis jogos consecutivos. Caso um êxito aconteça no confronto desta quarta-feira, o Belo garante a classificação para a fase quartas de final da Copa do Nordeste
O Alvinegro da Estrela Vermelha não sabe o que é derrotar o Bahia desde 2018. Na ocasião, o Botafogo-PB foi até a Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu o Esquadrão por 1 a 0, em duelo pela primeira rodada também do Nordestão. O gol alvinegro foi marcado por Allan Dias.
De lá para cá, paraibanos e baianos já voltaram a se enfrentar cinco vezes, todas pela disputa regional. O Tricolor, até por viver um momento técnico e financeiro melhor, possui um retrospecto muito positivo. São três vitórias e dois empates, sendo que, dois dos três triunfos, foram dentro do estádio Almeidão, em João Pessoa.
Confira últimos cinco confrontos
- 18/01/2018: Bahia 0x1 Botafogo-PB
- 29/03/2018: Botafogo-PB 0x2 Bahia
- 26/04/2018: Botafogo-PB 1×2 Bahia
- 13/05/2018: Bahia 0x0 Botafogo-PB
- 27/07/2020: Bahia 3×1 Botafogo-PB
- 06/03/2021: Botafogo-PB 1×1 Bahia
Além da possível quebra do tabu de seis anos, uma vitória do Botafogo-PB pode garantir o Belo nas quartas de final, o que faria o clube embolsar R$ 525 mil. Caso não vença, o Belo ainda segue com chances de classificação, mas aí teria que cruzar os dedos e torcer por uma combinação de resultados.
Botafogo-PB reforçado para a partida
Confiante após a vitória contra o Itabaiana, no último domingo, o Botafogo-PB chega para encarar o Bahia com algumas caras novas. Trata-se do volante Lucas Siqueira, do meia Warley e dos atacantes Gustavo Poffo e Gabriel Lima, que, apesar do pouco tempo de treinamento desde os anúncios, já foram regularizados e estão à disposição de Moacir Júnior para a partida.
Outro reforço para o Belo é o zagueiro Sousa Tibiri, que não atuou no último jogo devido à suspensão automática de três cartões amarelos, e deve retornar ao onze iniciais. Com a volta do atleta polivalente, mais um dos contratados, o zagueiro Reniê, deve ir para o banco de reservas após substitui-lo diante do time sergipano.
Bahia vem a João Pessoa com time alternativo
Em grande fase na temporada, o Bahia decidiu não escalar os principais jogadores neste confronto. Com uma final de Campeonato Baiano no próximo domingo, contra o Vitória, o técnico Rogério Ceni optou por descansar seu time titular e alguns reservas contra o Belo e focar na semana de treinamentos de olho na decisão.
Dono de uma sequência de 10 partidas sem derrota, sendo nove vitórias seguidas e um empate, o Esquadrão de Aço, ao bater o Maranhão no último domingo, assegurou a liderança do Grupo B e, com isso, mandou a João Pessoa a equipe sub-20, que será dirigida por Rogério Ferreira, técnico da categoria.