O atacante Yuri Alberto, do Corinthians, está na reta final de recuperação de uma fratura no processo transverso da vértebra L1, contusão incomum no futebol. O jogador se lesionou na partida contra o Atlético-MG, em 24 de maio, e chegou a “assustar” seu estafe.
Tratamento nas férias e evolução rápida
Gustavo Jorge, fisiologista pessoal de Yuri Alberto, tem expectativa de que o camisa 9 retorne em aproximadamente 20 dias aos treinos com bola. O profissional físico trabalha com Yuri há pelo menos uma década.
“Após o Yuri se apresentar no clube, se o novo exame for satisfatório, fatalmente ele vai estar pronto para uma próxima etapa. E aí, creio que, em 15 ou 20 dias, ele esteja apto para receber as cargas relacionadas ao jogo”, afirma Gustavo Jorge, fisiologista de Yuri Alberto, à reportagem.
A reabilitação foi dividida em etapas criteriosas, com foco na estabilização da dor, reparação tecidual e posterior retomada dos treinos físicos. A partir da quinta semana de recuperação, Yuri já realizava treinos completos, sempre com base no método de “dose e resposta” aplicado pelo profissional.
“Estou muito feliz de estar voltando a fazer o que amo. Já consigo correr no campo, estou sem dores e me sentindo cada vez mais confiante. Agradeço a Deus, à minha família e a todos que torcem por mim nesse momento. Tenho trabalhado muito, todos os dias, para voltar o quanto antes e poder ajudar meus companheiros e o Corinthians dentro de campo”, disse Yuri Alberto após retornar ao CT Joaquim Grava.
Logo nos primeiros dias após a lesão, Yuri foi liberado para fazer o princípio do tratamento em casa, com Gustavo. Um diferencial decisivo no processo foi a estrutura montada pelo próprio jogador em casa. Ele tem uma espécie de “mini clube”, com pista de sprint, piscina e equipamentos de fisioterapia e força, que permitiram a continuidade dos treinos mesmo durante os momentos mais delicados da recuperação.
O Corinthians atuou em sintonia com o trabalho de Gustavo, recebendo relatórios diários. Assim, o departamento médico e a clínica do fisiologista ajustavam o plano de recuperação conforme a evolução do atleta.
“O clube faz um trabalho excepcional. O Corinthians talvez tenha uma das melhores, ou talvez o melhor estafe ali, de departamento médico e de estrutura para atender os atletas, equipamentos de alta tecnologia. A gente se preocupa muito com as cargas de treino. Isso é uma premissa básica de qualquer trabalho de gestão individual”, Gustavo Jorge.
Inclusive, o jogador também recebeu treinamento durante as férias do elenco – o retornou dos treinos no CT aconteceu último sábabdo. A dedicação de Yuri é constantemente exaltada por sua equipe. Mesmo com histórico de outras lesões graves -como uma fratura na costela e uma cirurgia na vesícula no ano passado- ele foi o atleta que mais atuou pelo Corinthians em 2024.
“Foi extremamente importante a conexão com o departamento médico, com a fisioterapia e com a preparação física do clube, para a gente trazer o melhor trabalho para o Yuri nesse momento das férias. Então, mandei um relatório para o Dr. André Jorge, que é o chefe do DM, para justamente passar as informações sobre o que o Yuri fez no período de férias. E eu também recebi informações, um feedback de como serão os processos daqui para frente. Essa conexão é muito importante. Quem se beneficia com essa conexão é o atleta e automaticamente o clube”, afirma Gustavo Jorge.
Lesão de Yuri ‘assustou’ estafe
No primeiro momento, tanto Yuri Alberto quanto seu estafe ficaram “muito assustados” com a gravidade e o local da lesão, uma vez que fraturas na coluna são situações sérias e demandam um protocolo de recuperação extremamente criterioso.
Gustavo Jorge enfatizou que essa foi uma das lesões mais desafiadoras que ele tratou -ao longo de sua carreira de 25 anos no futebol.
“No primeiro momento ele ficou muito assustado como eu fiquei também como eu te disse anteriormente. Mas, especialmente, o Yuri é um dos caras mais legais que existem no futebol. Ele é um cara muito alegre, muito positivo, sempre sorridente. E ele está muito feliz, tá? Ele está muito feliz com o que está podendo entregar pro clube, com a temporada passada, com esse semestre de temporada. Essa felicidade e essa positividade dele, ele consegue levar para o campo”, disse ele.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians