William de Mattia aponta falhas e reforça compromisso em reverter cenário do Treze na Série D
Outro ponto abordado pelo técnico do Treze foi a necessidade de reforços, por causa das saídas do volante Karl e do atacante Lucas Venuto
20 de junho de 2025

A reestreia de William de Mattia no comando técnico do Treze foi marcada por frustração e cobranças. Na tarde desta quinta-feira (19), o Galo da Borborema foi derrotado por 2 a 1 pelo Santa Cruz de Natal, em pleno Estádio Amigão, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Após a partida, o treinador analisou os fatores que contribuíram para o resultado negativo, apontando principalmente para aspectos mentais dos seus jogadores que, segundo ele, têm ficado abalados quando se encontram em situações adversas no campo de jogo.

De Mattia, que retorna ao clube onde foi campeão paraibano em 2023, reconheceu que o time falhou de forma decisiva.

“Tomamos dois gols inadmissíveis de bola longa. São detalhes que fazem a diferença e que custam caro. Faltam cinco jogos e, como comandante, eu preciso acreditar. Vamos trabalhar muito para buscar essa vitória contra o Ferroviário”, disse o técnico.

Mais do que os erros técnicos, o treinador preferiu analisar a parte emocional do grupo. Para ele, a queda de rendimento após sofrer um gol revela uma fragilidade mental que precisa ser corrigida urgentemente.

“A parte mental dos atletas sofre um baque quando algo inesperado acontece. No futebol, precisamos ter essa habilidade emocional para manter o desempenho. Essa parte mental tem que estar mil por cento”, comentou.

Outro ponto abordado por William de Mattia foi a necessidade de reforços. Com a saída do volante Karl e do atacante Lucas Venuto nos últimos dias, que vinham sendo utilizados como titulares, o treinador afirmou que o clube precisa de peças de reposição para manter o nível de competitividade na reta final da Série D.

Apesar da pressão e das vaias da torcida no Estádio Amigão, o treinador demonstrou empatia e compreensão. “O torcedor é o maior patrimônio do clube. Ele paga ingresso, quer ver vitórias. Tem todo o direito de vaiar. Mas quando a gente conseguir dar as vitórias que ele merece, ele vai nos aplaudir”, falou de Mattia.

O técnico destacou ainda que já iniciou o processo de preparação para o próximo jogo, iniciando com uma revisão do vídeo do jogo para focar na correção dos erros. “O futebol sempre ensina. Agora, em casa, vou assistir ao jogo em câmera aberta para enxergar os detalhes. Vamos plantar a semente para o próximo confronto”, detalhou.

Sobre a sequência da Série D, William de Mattia reforçou que está entregue “de corpo e alma” ao projeto do Galo da Borborema e que vai lutar até enquanto houver possibilidades de classificação.

“Estamos dando o máximo. Sei que ninguém esperava esse cenário no ano do centenário, mas seguimos aqui, com fé, trabalho e dedicação para reverter essa situação.”

Com esse resultado, o Galo permanece na sexta colocação do Grupo 3, com apenas nove pontos em nove jogos disputados. O Treze tem mais cinco jogos pela frente até encerrar a primeira fase da Série D. O próximo compromisso será fora de casa, diante do Ferroviário, às 17h do dia 28 de junho. Depois, o Galo enfrenta o Horizonte (em casa), Sousa (fora), América-RN (em casa) e Santa Cruz-PE (fora).

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Reprodução / TV Treze

Veja também