Veiga perde espaço no Palmeiras, mas tem Data Fifa de aliada
Veiga fez uma série de partidas no sacrifício e agora está sendo poupado por Abel Ferreira
Folhapress
4 de setembro de 2024

Raphael Veiga iniciou o jogo entre Palmeiras e Athletico-PR, no último domingo (1º), no banco de reservas e repetiu uma série rara na era Abel Ferreira: é apenas a segunda vez que o meia fica dois jogos consecutivos entre os suplentes do Alviverde. A primeira vez que isso aconteceu foi em fevereiro de 2021, pós-Mundial de Clubes e título da Copa Libertadores, quando Veiga foi banco em dois jogos que Abel preservou seus titulares no fim da temporada.

Veiga virou reserva?

Veiga fez uma série de partidas no sacrifício e agora está sendo poupado por Abel Ferreira. O próprio treinador confirmou isso após o empate contra o Internacional no início do mês passado. Antes dos jogos contra Cuiabá e Athletico-PR, Veiga teve uma sequência de 13 partidas e só começou uma delas no banco, quando foi preservado no empate por 1 a 1 contra o Flamengo pelo Brasileirão, antes das oitavas de final da Copa Libertadores.

Do banco, Veiga viu seu substituto crescer de produção e virar uma sombra no Palmeiras. Abel escolheu Maurício para jogar na função de Veiga. A segunda contratação mais cara da história alviverde marcou dois gols nos últimos dois jogos e mostrou que existe uma vida sem o camisa 23 —que nunca teve a titularidade contestada nas últimas temporadas.

Números de Veiga não são ruins, mas o jogador amarga jejum no Alviverde. Em 2024, Veiga disputou 45 jogos, marcou 11 gols e deus 7 assistências. No ano passado, foram números superiores, mas próximos desta temporada: 60 jogos, 18 gols e 16 assistências. O problema é que ele não marca um gol desde o dia 11 de julho, na vitória por 3 a 1 contra o Atlético-GO, e não dá uma assistência desde 1º de julho, na vitória por 2 a 0 contra o Corinthians, quando deu os dois passes para gol.

Oscilação de Veiga acontece desde o início da temporada. Em abril, Veiga usou as redes sociais para desabafar sobre sua má fase e disse que estava trabalhando para melhorar. Abel Ferreira até se pronunciou sobre o episódio e disse que não concordava com a ação do jogador.

“O Veiga não é uma máquina. É um ser humano, tem emoções, sentimentos, procura estar sempre na melhor forma. Vai às vezes à noite ao CT fazer recuperação, só que as expectativas em cima dele são tantas, não da minha parte, mas de todos”, disse Abel Ferreira.

Data Fifa pode ser aliada


O elenco palmeirense ganhou folga após a vitória contra o Athletico-PR e se reapresenta nesta quarta-feira (4), às 16h (de Brasília). Por causa da Data Fifa, a equipe só volta a campo em duas semanas, no domingo (15), às 16h (de Brasília), contra o Criciúma, no Allianz Parque.

A ideia de Abel Ferreira e sua comissão técnica é recuperar os jogadores que sofreram um grande desgaste nas eliminações da Copa do Brasil e da Libertadores, incluindo Raphael Veiga, para o restante da temporada. E isso pode fazer com que o meia retorne ao time titular, já que ele tem grande prestígio com Abel Ferreira.

O Palmeiras tem a “vantagem” de ter o Brasileirão como única competição em disputa, enquanto os rivais pelo título seguem se dividindo em outros torneios. O time de Abel ocupa a 3ª posição na tabela com 47 pontos, apenas três atrás do líder Botafogo e um atrás do Fortaleza (vice-líder que tem um jogo a menos).

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também