Na próxima quarta-feira (21), o Botafogo-PB vai novamente escrever uma história de duelo, em pleno Estádio do Maracanã, diante do Flamengo. No jogo realizado em 1999, no mesmo palco, quem marcou o único gol do Belo foi o lateral-direito Airton. Hoje, já não mais nos gramados, ele falou ao Arena Correio sobre este novo desafio em terras cariocas e relembrou a atuação do time na oportunidade ocorrida há 26 anos.
Em conversa com o Arena Correio, o ex-lateral — que marcou época no Belo — falou sobre a motivação para o duelo, em um clima de nostalgia, principalmente diante do momento que se repete na história do Alvinegro da Estrela Vermelha.
“A nossa motivação era simplesmente jogar no Maracanã e enfrentar o Flamengo. Isso, na época, já era muita coisa. Para muitos era impossível o resultado, mas para nós que jogamos, tudo era possível. O nível técnico, de investimento, de tudo… Para quem olhava para nós diante do Flamengo, qualquer resultado que fosse positivo para nós era praticamente impossível”, disse Airton, que ainda completou:
“Jogamos lá [no Maracanã] de igual para igual. Tomamos o segundo gol de Rodrigo Mendes, mas tivemos boas chances”, lembrou.

Airton fez uma avaliação deste novo momento que o Botafogo-PB terá diante do Flamengo. Para o ex-lateral, a história se repete quase da mesma forma, mas infelizmente o Belo precisa vencer, já que no jogo de ida em São Luís-MA, foi derrotado por 1 a 0.
“Tantos anos depois, a história se repete. Na minha época, até mesmo o empate nos classificava, pois como já tínhamos empatado o primeiro jogo, era o resultado mínimo que precisávamos. Agora, o Botafogo-PB precisa da vitória de qualquer jeito, o que não é impossível”, garantiu Airton, que também fez uma relação entre os times do Belo e do Flamengo de 1999 e de hoje.
“Hoje é uma atuação totalmente diferente. O Botafogo-PB hoje é um time com estrutura, bons salários, por isso o cenário é muito mais favorável. Você olha para o Botafogo-PB hoje e vê jogadores mais experientes, que jogaram em times grandes do futebol brasileiro. Na minha época não tínhamos ninguém. Daquele time [de 1999] só eu que tinha jogado a Série A do Brasileiro, em 1997, pelo América de Natal”, afirmou, também dizendo que:
“O nível do Flamengo hoje não se discute. É superior e muito. Mas, esperamos que o Botafogo-PB tenha motivação de jogar no Maracanã, de enfrentar o Flamengo, assim como tivemos no passado. Não é impossível, é difícil, mas o impossível se torna realidade quando fazemos por onde”, finalizou.
O jogo entre Flamengo e Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, será nesta quarta-feira (21), às 21h30, no Estádio Maracanã.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Acervo pessoal