Eliminado do Campeonato Paraibano e da Copa do Nordeste na temporada do seu centenário, o Treze encara um desafio e tanto para conseguir um calendário nacional em 2026. Sem conquistas estaduais ou regionais que garantissem vaga em competições da CBF no próximo ano, o Galo da Borborema precisa buscar a classificação através da Série D deste ano.
A missão, no entanto, não é simples. Para assegurar sua presença em um torneio nacional em 2026 sem depender de terceiros, o Treze precisa conquistar o acesso à Série C. Caso não consiga a promoção, o clube ainda assim terá uma mínima esperança: torcer pelo acesso do Sousa à Terceirona. Isso garantiria ao Alvinegro, quarto colocado no Paraibano deste ano, uma das vagas da Paraíba na Série D do ano seguinte.
A eliminação do Treze no Estadual aconteceu no último sábado, após um empate sem gols contra o Botafogo-PB, no Almeidão, em João Pessoa. No jogo de ida da semifinal, o Galo havia sido derrotado por 2 a 1 no Amigão, em Campina Grande. Agora, o foco do time se volta integralmente para a Série D, que tem início previsto para o dia 13 de abril, contra o Santa Cruz, novamente no Amigão.