O histórico do duelo entre Treze e Botafogo-PB é longo, com 419 confronto já registrados. No entanto, pela Copa do Nordeste, o retrospecto é bem pequeno. É que as equipes se encontraram em apenas quatro oportunidades. Nesta quinta-feira (21), Galo da Borborema e Belo vão ficar frente a frente pela quinta vez, pela 6ª rodada do Nordestão, às 19h, no estádio Amigão. A partida terá transmissão da rádio 98FM Correio.
Assim como no retrospecto geral, o Treze leva vantagem nos duelos. De acordo com os números do historiador Raimundo Nóbrega, o Alvinegro de Campina Grande venceu em duas oportunidades. O Belo saiu vencedor em apenas um jogo, com uma goleada por 4 a 0, que aconteceu em 2002. E os dois times empataram uma vez. Ao todo, são seis gols para o Botafogo-PB e quatro do Treze.
O último Clássico Tradição pelo Nordestão foi disputado em 2021. Na época, a partida aconteceu em Brasília por conta da pandemia da Covid-19, e o Treze venceu por 1 a 0, com gol de João Leonardo.
Confira os duelos do Clássico Tradição pela Copa do Nordeste:
- 2021 – Treze 1 x 0 Botafogo-PB
- 2010 – Treze 1 x 1 Botafogo-PB
- 2002 – Botafogo-PB 4 x 0 Treze
- 2001 – Treze 2 x 1 Botafogo-PB
Neste quinto confronto, os times estão buscando voltar ao G-4 da Copa do Nordeste. O Treze está na quinta posição do grupo B, com cinco pontos, empatado com o Náutico, quarto colocado. Já o Botafogo-PB também está na quinta colocação do grupo A, com oito pontos, igualado com o CRB, time que fecha a zona de classificação.