Principal nome do Botafogo nos últimos dois anos, o paraibano Tiquinho Soares foi sondado por duas equipes do futebol brasileiro. Santos e Fluminense mostraram interesses no jogador para compor seus respectivos elencos na temporada 2025.
As competições acabaram, mas a movimentação tem sido grande no mercado. Com o término da temporada, os clubes voltam os olhares para a formação do elenco para o próximo ano. O alvo de dois clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem é o jogador natural de Sousa, no Sertão paraibano. O jogador, de 33 anos, atua no Botafogo desde 2022. De lá para cá, foi peça fundamental na equipe, principalmente no Brasileirão de 2023.
A cogitação das contratações começou pelo Santos. O Peixe pretende alinhar o time para 2025 após conquistar o acesso e retornar à elite do Brasileiro. Um dos objetivos é montar um bom elenco e, com Tiquinho, melhorar também o ataque, trazendo um atleta com experiência para o grupo. O time entrou em contato com os representantes do jogador, mas não há ainda uma negociação entre as partes.
Também com interesses em fortalecer o plantel, o Fluminense cogitou a contratação do jogador. O principal foco do Tricolor é encontrar um centroavante para a temporada de 2025. A prioridade acontece em decorrência do diálogo entre o Flu e o Pachuca, do México, sobre o empréstimo do atacante John Kennedy. Com isso, Tiquinho pode ser opção para a parte ofensiva, em busca de protagonismo, embora tivesse a concorrência direta de Germán Cano e de Kauã Elias — jovem que se destacou na equipe principal após substituir o argentino depois de sucessivas lesões.
Os dois times que mostraram interesse em Tiquinho Soares ainda não chegaram oficializar uma proposta ao Botafogo, mesmo que o Alvinegro tenha cogitado negociá-lo com o Santos em troca do zagueiro Jair, junto do volante Danilo Barbosa. Os clubes, até o momento, apenas sondaram o jogador para chegar possíveis interesses por parte dele em fechar acordo.
Apesar de passar grande parte da temporada como reserva do Glorioso, Tiquinho não mostrou nenhum questionamento quanto as decisões do clube. Em 2024, o jogador encerrou o calendário com números abaixo da média do ano anterior, mas continua sendo peça importante no Bota.

Números pelo Alvinegro
No clube desde 2022, Tiquinho se tornou um dos ídolos da torcida alvinegra. Após a campanha histórica do Botafogo no Brasileirão do ano passado, o jogador se tornou peça fundamental no elenco. Decisivo e com faro de gol, o paraibano foi o artilheiro do time na temporada e ficou entre os cinco garçons do Fogão em número de assistências.
O primeiro turno inédito do Brasileiro de 2023 colocava em vantagem o Glorioso na conquista da Taça. Entretanto, o sonho foi cortado na reta final da competição, com a sequência de partidas sem vitórias. O time terminou na quinta colocação, mas o resultado não ofuscou a brilhante temporada de Tiquinho. Ao todo, foram 29 gols e sete assistências.
Desde que chegou ao clube, o centroavante soma 121 partidas, sendo 92 como titular, com 44 gols e 17 assistências. Mesmo sendo uma opção no banco de reservas do Botafogo em 2024, Tiquinho não apresentou questionamentos e continuou defendendo a camisa alvinegra com louvor. Com apenas 53 partidas realizadas este ano, o jogador marcou nove gols e oito assistências, além de celebrar feitos importantes com a Estrela Solitária.
Tiquinho Soares conquistou com o clube um feito inédito. Em novembro deste ano, o jogador foi campeão da Copa Libertadores. A taça marcou o primeiro título internacional do paraibano no futebol brasileiro. Na competição, foram 13 jogos, um gol e três assistências. O jogador tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2026.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Vítor Silva / Botafogo