Se no começo da Série C do Brasileiro, o Botafogo-PB tinha uma base que funcionava, a partir da reta final da primeira fase, a situação começou a mudar. Com a classificação encaminhada, a chegada de reforços e com os desfalques que foram aparecendo, o técnico Evaristo Piza promoveu várias mudanças no time titular. Só nos últimos cinco jogos, por exemplo, o comandante botafoguense alterou 24 vezes a formação inicial da equipe.
Ao longo da Terceirona, Piza nunca repetiu as escalações, mas desde a derrota contra o Náutico, as mudanças passaram a ser ainda mais constantes. De lá até a última partida contra o São Bernardo, o time titular do Belo teve, no mínimo, três alterações, em algum setor do campo.
A vitória contra a Ferroviária, no encerramento da primeira fase, foi o jogo em que o técnico do Botafogo-PB fez mais modificações em relação à partida anterior: foram oito. Além de tentar dar mais rodagem ao elenco, Evaristo Piza também mudou por conta de atletas que estavam suspensos ou pendurados.
Nesse período, as alterações não surtiram tanto efeito. Nas seis partidas, foram duas vitórias, um empate e três derrotas, com cinco gols marcados e cinco sofridos.
Em entrevista coletiva, antes da partida contra o Bernô, no último sábado, Piza reconheceu que as constantes acabaram prejudicando a boa sequência de resultados que o Botafogo-PB estava alcançando.
Depois a gente mexeu muito para não correr risco de perder jogadores no começo do quadrangular, e também tiveram muitas lesões, como os nossos zagueiros que estão fora. A gente não repetiu escalações e a gente perdeu um pouco do conjunto. Tivemos uma quebra de sequência por conta das lesões e por optar para ver atletas que chegaram para potencializar. Eu precisava ver eles antes para não usar só no quadrangular. Esses aspectos gerou, talvez, uma quebra de sequência da equipe, disse o treinador
O lateral-esquerdo Rafael Furlan foi o único jogador que foi titular nas últimas seis partidas. Em seguida, estão o goleiro Dalton (5x), o meia-atacante Vinícius Leite (5x), o atacante Jô (5x), o lateral-direito Lenon (5x), o zagueiro Romércio (4x), o meia-atacante Sillas (4x) e o volante Lídio (4x).
Confira as escalações do Botafogo-PB desde o jogo contra o Náutico
- Náutico x Botafogo-PB: Dalton, Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Rafael Furlan; Lídio, Edmundo, Sillas e Vinícius Leite; Jô e Pipico
- Tombense 1 x 2 Botafogo-PB: Wallace, Iranílson, Douglas, Reniê, Wendel Lomar e Rafael Furlan; Lucas Gonçalves, Sillas e Bruno Leite; Vinícius Leite e Jô (cinco mudanças)
- Botafogo-PB 2 x 0 Ferroviária: Dalton, Lenon, Romércio, Wendel Lomar e Rafael Furlan; Lídio, Pedro Ivo e Guilherme Mantuan; Joãozinho, Pipico e Vinícius Leite (oito mudanças)
- Remo 2 x 1 Botafogo-PB: Dalton, Lenon, Reniê, Romércio e Rafael Furlan; Pedro Ivo, Lídio, Sillas e Vinícius Leite; Pipico e Jô (três mudanças)
- Botafogo-PB 0 x 0 Volta Redonda: Dalton, Lenon, Douglas, Romércio e Rafael Furlan; Edmundo, Thallyson; Sillas, Joãozinho e Vinícius Leite; Jô (quatro mudanças)
- São Bernardo 1 x 0 Botafogo-PB: Dalton, Lenon, Douglas, Romércio e Rafael Furlan; Lídio, Pedro Ivo e Thallyson; Bruno Leite, Henrique Dourado e Jô (quatro mudanças)