Técnico da seleção de cegos elogia preparação para Jogos de Paris na Paraíba
Equipe canarinho passou a treinar na capital paraibana desde janeiro
6 de julho de 2024

Faltando menos de dois meses para o inicio dos Jogos de Paris, a Seleção Brasileira de Futebol de Cegos entra na fase final de preparação para a competição. Dirigida pelo paraibano Fábio Vasconcellos, a equipe adotou João Pessoa como sede desde janeiro desse ano.

O comandante, que também atuou como profissional da modalidade, frisou a importância de adotar a capital da Paraíba como local de treinamentos. Para Fábio, trazer a seleção para a cidade e passar a treinar várias vezes semanalmente foi um sonho realizado.

”Nossa seleção treinava em média uma vez por mês, em São Paulo, quando estava perto das competições. A gente tinha um sonho enquanto comissão, atletas, de treinar todos os dias e de ser uma equipe, de fato, profissional. O ano passado infelizmente perdemos o Mundial, que foi quando mostramos para a confederação que os países estão evoluindo. Já têm algumas seleções como a China, por exemplo, que é permanente, o Irã também. E mostramos a eles que o pessoal estavam encostando e já perdemos um mundial. Então, através do comitê paralímpico nós conseguimos trazer essa seleção para treinar aqui todos os dias. Eles se apresentaram no final de janeiro, e estamos treinando todos os dias.”, disse.

Seleção Brasileira de futebol de cegos treinando em João Pessoa. Foto: Vitória Soares/Arena Correio

O trabalho que vem sido desenvolvido ano após ano tem elevado o nível do futebol de cegos no país. A Seleção Brasileira, pentacampeã paralímpica, sempre ficou no lugar mais alto do pódio e nunca perdeu nenhuma partida na competição. Foram 21 vitórias e seis empates em 27 partidas do time canarinho.

Com Turquia, França e China na chave, o técnico Fábio Vasconcellos enxerga que a equipe brasileira enfrentará muitas dificuldades, mas prometeu máximo empenho pela medalha de ouro.

”É uma competição muito curta, que a gente tem que está atento em todos os jogos. Pegamos a Turquia na estreia, depois vamos pegar a França e por último a China, que é uma equipe que sempre faz grandes jogos com a gente. Então é uma chave muito difícil, esperamos passar da primeira fase, o objetivo é esse e depois tentar, quem sabe, participar de mais uma final e trazer mais uma medalha de ouro.”

Além de Fábio, toda a comissão técnica e os goleiros Luan Lacerda e Matheus Coelho também são paraibanos.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também