Pela quinta vez consecutiva o Sousa vai disputar a semifinal do Campeonato Paraibano. A classificação veio após o Dinossauro empatar em a 1 a 1 contra o Pombal e terminar a primeira fase na quarta posição, com 14 pontos. Na semi, o Dino vai reencontrar o Treze, com quem decidiu o estadual do ano passado.
Desde 2020, o Sousa chega entre os quatros melhores do Paraibano. Em 2021 e 2023, o Dino foi vice-campeão diante de Campinense e Treze, respectivamente. Já em 2020 e 2022, o time sertanejo caiu na semifinal contra a Raposa, nas duas disputas.
Sustos na primeira fase
Diferente do ano passado, em que o Sousa garantiu a classificação antecipada e terminou a primeira fase como líder, em 2024, o cenário foi mais difícil do que o torcedor pensava. Nas três primeiras rodadas, o Dino acabou perdendo dois jogos (Nacional de Patos e CSP), fazendo com que o time brigasse contra a zona do rebaixamento. Os maus resultados culminaram na troca de comando. Renatinho Potiguar foi demitido, dando lugar a Paulo Schardong.
Sob o comando de Schardong, o Sousa conseguiu se recuperar e venceu três partidas, empatou duas e perdeu uma, credenciando a chegar na semifinal do Paraibano.
- Campeonato Paraibano tem duelos da fase semifinal definidos; veja confrontos
- Confira os resultados da última rodada do Campeonato Paraibano
Enquanto disputava a primeira fase do Paraibano, o Sousa vinha fazendo uma campanha histórica na Copa do Brasil, onde está na terceira fase. O desgaste que as duas competições trouxe ao elenco do Dino foi uma das preocupações do treinador do Dino. Após o jogo contra o Pombal, Schardong elogiou a entrega dos jogadores.
“Faltou tempo para descansar, o jogador não é máquina, está todo mundo muito cansado, estou orgulhoso desses jogadores. Eu cheguei aqui e o time era o nono colocado, está classificado e a torcida vaiando, tem que aplaudir esses jogadores, dez dias, quatro jogos, dois dias e meio de recuperação, não existe, não existe, por mais que você roda jogador, você troca jogador, não há uma recuperação”, desabafou o técnico.
A Federação Paraibana de Futebol ainda não divulgou as datas dos jogos da semifinal do estadual. Enquanto isso, o Sousa terá mais tempo de treino e recuperação.
“Agora, temos oito dias para o primeiro jogo da semifinal, nós temos tempo para trabalhar, para descansar, para nos reinventar para o campeonato. E, aí sim, nós temos que dar tudo no próximo jogo”, falou Paulo Schardong.