A ginasta olímpica Simone Biles desativou sua conta no X (antigo Twitter) após uma discussão com a ex-nadadora Riley Gaines repercutir nas redes sociais. As duas atletas entraram em conflito por causa de Marissa Rothenberger, jogadora de softball transgênero que garantiu o título para a Champlin Park High School, em Minnesota, Estados Unidos, ao não sofrer gols na final da State High School League, no início de junho.
Gaines, conhecida por declarações transfóbicas contra a nadadora trans Lia Thomas em 2022, e por atuar como ativista conservadora em defesa do esporte feminino, criticou o resultado: “É de se esperar quando a estrela do time é um menino”, escreveu.
Biles reagiu rapidamente: “Toda essa campanha porque você perdeu a corrida. Diretamente, o perdedor. Você deveria fortalecer a comunidade trans e talvez incluir uma categoria específica em todos os esportes!! Mas, em vez disso, você os substitui… Certamente, ninguém está seguro com você!!!!!”
A troca de mensagens gerou forte repercussão, e Gaines passou a ser alvo de ataques de fãs de Biles – o que levou parte da internet a acusar americana de “expor” a ex-nadadora.
A ginasta soma 11 medalhas olímpicas na carreira, maior número de uma ginasta na história. São sete ouros, duas pratas e duas de bronze. Em campeonatos mundiais, ela tem 30 pódios.
Diante da polêmica, Biles publicou um último post antes de sair da plataforma: “Sempre acreditei que equidade e inclusão competitiva são necessárias no esporte. O sistema atual não equilibra essas regras importantes, o que frequentemente leva à frustração e a trocas acaloradas. Todos queremos o futuro do esporte: que ele seja justo, inclusivo e respeitoso”, escreveu a atleta.
A saída de Simone Biles do X foi ironizada por Gaines: “É triste ver um fenômeno como esse se dar mal dessa forma.”
As outras contas de Biles nas redes sociais ainda estão ativas, incluindo o Instagram, onde é seguida por 12,4 milhões de pessoas.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Divulgação / US Gymnastics