Silvana Fernandes viajou nesta terça-feira (13) para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris. A paraibana vai buscar na capital francesa a sua primeira e sonhada medalha de ouro.
Inicialmente, a taekwondista vai passar por um período de aclimatação na cidade de Troyes, que fica a 160 km de Paris. No dia 24 de agosto, Silvana vai para a Vila Paralímpica.
Dois dias depois da cerimônia de abertura, a atleta paraibana já entra em ação nos tatames. No dia 30 de agosto, Silvana começa a disputa pela medalha na categoria até 57kg. Diferente de outras modalidades, no taekwondo, todas as lutas de uma categoria acontecem no mesmo dia.
Quase quatro anos depois da medalha de bronze em Tóquio, onde marcou a sua estreia em Jogos Paralímpicos, Silvana Fernandes chega mais madura para ir lutar pelo seu sonho dourado.
“Eu sempre gosto de falar que essa Silvana de hoje, de 2024, é bem diferente da de 2021, até porque a gente está com mais maturidade e mais tempo na modalidade. Também venho fazendo um trabalho muito forte com minha psicóloga, a Ximena. A gente faz todo um trabalho de visualização, de controle de ansiedade, de uma maior atenção, tudo voltado para quando chegar nas Paralimpíadas, chegar com a mente e o corpo em equilíbrio”, contou a atleta.
Além das estratégias de luta, Silvana também já tem em mente o que fazer para conter a ansiedade na hora que entrar no tatame.
“Alguns minutos antes da luta, eu vou fazer um trabalho de visualização. Vou tentar visualizar locais onde eu me sinta mais tranquila, por exemplo, em casa, ou numa praia, ou ambientes que me dá tranquilidade. Eu vou fazendo esse tipo de visualização, que vai fazer que o meu nível de ansiedade baixe, para que eu entre mais tranquila na luta”, revelou a medalhista paralímpica.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto 1: Sérgio Montenegro/TV Correio