Silvana Fernandes destaca que equilíbrio mental foi determinante para bronze em Paris
Paraibana perdeu a luta que valia a vaga na final, mas conseguiu se recuperar e ganhar sua segunda medalha paralímpica
21 de setembro de 2024

Para conquistar a medalha de bronze no taekwondo (até 57kg), nos Jogos Paralímpicos, Silvana Fernandes precisou passar momentos de altos e baixos em menos de 24 horas.

A paraibana venceu a sua primeira luta de virada, nos últimos segundos. Na disputa por uma vaga na final, a decepção de perder para a adversária chinesa nos detalhes. Na briga pelo bronze, ela deu a volta por cima e foi imponente diante da atleta do Cazaquistão.

Silvana revela que o segredo para passar por essas situações e ganhar a sua segunda medalha paralímpica foi manter o equilíbrio mental.

Se não fosse esse equilíbrio mental, talvez eu não teria conseguido trazer esse bronze, porque é muito difícil a gente sair de uma derrota na semifinal, conseguir se reerguer e fazer aquela disputa de bronze avassaladora. Mas eu tenho um ponto muito positivo em mim que depois de uma derrota, eu consigo dar dois passos para frente e me reerguer rápido, para fazer aquela luta e conseguir dar o melhor de mim, contou a taekwondista.

Se Silvana conseguiu se manter calma e concentrada durante as suas lutas em Paris, o seu técnico não pode dizer o mesmo. Adriano Lucena não conseguiu viajar até à capital francesa, por isso, ele acompanhou toda a trajetória da atleta em João Pessoa. Mesmo à distância, o treinador não conseguiu conter o nervosismo ao assistir os duelos.

Quando eu atuo em outros campeonatos mundiais, pan-americanos, e quando eu estou lá eu não fico tão nervoso, eu fico mais calmo, eu consigo passar para a Silvana algumas estratégias, uma calmaria a mais para ela. Quando a gente está distante é difícil, ela lutando, eu aqui querendo dar instrução, mas é difícil essa questão, porque aqui a gente vira torcedor, não vira treinador, falou Adriano.

Adriano Lucena, técnico, ao lado de Silvana Fernandes. (Foto: Vitória Soares/Arena Correio)

Depois de comemorar ao lado da sua equipe e da sua família, Silvana Fernandes já virou a chave e já está pensando na Paralimpíada de Los Angeles, em 2028. O objetivo da paraibana é trazer o ouro.

Ontem, foi Paris, hoje, já é Los Angeles. A gente já tem mais uma competição para encerrar o ano, em dezembro, que é o Grand Prix Final. Então, vou fazer de tudo para fechar esse ano com chave de ouro, mas já pensando em todas as estratégias de pontoação e de tudo, para chegar o mais forte possível e trabalhar bem mais duro para ver se consigo, de uma vez por todas, chegar nessa final, disse.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também