Serra Branca suspende atividades da base para ampliar CT e construir novo campo
Segundo Rafael Farias, é justamente pensando no retorno futuro que a base irá proporcionar, que o investimento, agora, se faz necessário
19 de maio de 2025

Há três anos trabalhando com as categorias de base, o Serra Branca anunciou, na última quarta-feira (15), uma pausa nas atividades do sub-20 e sub-17 para o restante da temporada 2025. Pensando no planejamento para a próxima campanha, os planos do Carcará incluem reforma e ampliação do Centro de Treinamento Erasmo Alves Ribeiro. Segundo o presidente do clube, Rafael Farias, essa pausa é fundamental, também, para que as novas mudanças contribuam com o trabalho desenvolvido na base.

Com pouco tempo de existência no futebol paraibano, o Carcará tem ganhado espaço com o grupo profissional e vem se destacando, também, como um dos clubes de referência nas categorias de base. Foi pensando nesse trabalho que a diretoria do time viu a necessidade de ampliar os campos de treinamento. Isso porque, de acordo com Farias, as atividades no CT atendiam não só a base, como também o profissional, causando um desgaste maior do campo. Por isso, no planejamento para a temporada 2026, está a criação de um novo espaço.

Toda vez que recebíamos visita, a gente sempre falava sobre isso: alcançando o objetivo, o CT era concluído. Era o que a gente tinha acordado com quem investe. E aí, mesmo sendo o terceiro colocado da competição, mas a conjuntura nos dá a condição de ir para a Série D de 2026. Conseguimos o objetivo e, com isso, decidimos melhorar o campo que já temos. Hoje já está passando por uma reforma de drenagem, planeando, também, porque ele tinha umas irregularidades. Vamos construir, também, mais um campo de dimensão oficial nessa parte de baixo. Com isso, nos impede, no momento, de estar com atividades da base, afirmou.

Além do calendário mais extenso no profissional, com a conquista da vaga na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, o Serra pretende ampliar o número de categorias de base do clube. Este ano seria o lançamento da equipe sub-15. Entretanto, com as reformas, a nova categoria será implantada, oficialmente, apenas com o fim das reformulações nas estruturas do Centro.

O sub-20 foi o primeiro investimento do Carcará em categorias de base. Em 2023, na estreia do grupo, o time alcançou já o primeiro título de campeão paraibano. Além da taça no estadual, o clube participou da edição da Copinha e foi campeão do Torneio Internacional em Portugal. Já em 2024, foi a vez da criação do sub-17 que, no mesmo ano, terminou em terceiro lugar no Paraibano. À época, o sub-20 terminou com o vice-campeonato estadual e mais uma atuação pela Copinha.

Com o encerramento temporário das atividades, o presidente falou sobre a necessidade da pausa, mesmo sendo um trabalho que vem crescendo ao longo dos anos. Mas, segundo ele, é justamente pensando nesse retorno futuro que a base irá proporcionar, que o investimento, agora, se faz necessário.

É como se a gente estivesse fazendo um sacrifício cortando a carne, a verdade é essa. Porque faz dois anos que a gente trabalha com a base. A base é quem vai nos dar todo o retorno no futuro para os investimentos que são feitos no clube. Isso é fato. Mas a gente, para melhorar, inclusive, o trabalho da própria base, a gente preferiu, esse ano, dar uma pausa, pontuou.

Para a temporada 2026, o Serra Branca irá contar com um calendário mais extenso. Além do retorno das atividades na base, o clube também tem a estreia inédita na Série D do Campeonato Brasileiro. Esta é a primeira participação da equipe paraibana na disputa desde a sua fundação. O Carcará conquistou a classificação após chegar na semifinal do Paraibano e superar o Treze no saldo geral de pontos.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Samy Oliveira / Serra Branca

Veja também