A primeira rodada do Brasileirão Série C teve inicio neste fim de semana, com destaque para as vitórias de Athletic, Botafogo-PB e Volta Redonda, mas, principalmente pelo bom rendimento das equipes visitantes. Dos 10 jogos disputados, em seis deles as equipes que jogaram fora de casa levaram certa vantagem no placar.
Visitantes fizeram a festa na casa dos anfitriões
Mesmo jogando fora dos seus domínios, Volta Redonda, Athletic e Botafogo-PB não sentiram o fato de jogar fora de casa. O Voltaço e o Belo venceram pelo mesmo placar de 2 a 1, contra Remo e Floresta, respectivamente. O resultado positivo dos dois times foi construído de forma parecida: eles saíram na frente, sofreram o empate e, no final, marcaram o gol da vitória.
Já o Athletic foi além. O clube mineiro não só venceu o Caxias, como também aplicou a maior goleada do torneio até o momento. Um sonoro 4 a 0, com direito a três gols do centroavante Jonathas, que já sai na frente na disputa pela artilharia da competição. O resultado deixa o Alvinegro Gigante na liderança do torneio.
Mandantes fazendo o dever de casa
Tombense, Ypiranga, Aparecidense e Figueirense foram à contramão dos outros clubes mandantes que se deram mal em seus estádios e conseguiram, diante de seus torcedores, sair de campo com os três pontos e venceram seus jogos.
Em Tombos, a Tombense conseguiu a vitória sobre o São José por 1 a 0. O placar foi mínimo, mas o gol valeu o ingresso de quem compareceu ao estádio Almeidão. O belo gol do atacante Pedro Oliveira, por cobertura, foi o suficiente para o time da casa sair com o resultado positivo.
Já o Ypiranga fez valer o fator casa e não deu chance para o CSA. O resultado de 3 a 1, garantiu a vitória e a vice-liderança da competição para o Canário. Bom inicio dos gaúchos e sinal de alerta ligado para o Azulão de Alagoas.
Em Florianópolis, o Figueirense levou sufoco do Ferroviário, mas conseguiu seus primeiros três pontos. O Figueira venceu por 2 a 1 e se livrou da incômoda sina de não vencer na estreia da Terceirona. Voltando a disputa da competição, após a queda para a Série D em 2022, o Ferrão não terá vida fácil na Série C.
Fechando a rodada, a Aparecidense se deu melhor contra o Sampaio Corrêa e venceu os maranhenses por 2 a 0, jogando no Aníbal Toledo.
Nem um e nem outro
Em três partidas, o empate teve sabor de vitória para os mandantes. O detalhe é que os três jogos tiveram situações semelhantes.
O Náutico, o Confiança e a Ferroviária começaram perdendo para São Bernardo, Londrina e ABC. Mas pelo menos conseguiram empatar seus jogos (1a1). Os resultados deixaram um gosto amargo para os visitantes, que poderiam ter uma sorte melhor e sair com os três pontos. Com um ponto conquistado, as seis equipes estão juntas na tabela de classificação.
Ainda resta uma partida para fechar a primeira rodada. Em Aparecida de Goiânia, a Aparecidense recebe o Sampaio Corrêa. O anfitrião vai fazer valer o mando de campo ou podemos ter mais um time visitante complicando a vida dos donos da casa, nesta quarta (24).
Após a primeira rodada e as impressões que os times deixaram em campo, a Série C do Brasileiro ganha sequência a partir do próximo sábado até a segunda-feira, com os jogos da 2ª rodada. A promessa é de que o equilíbrio mostrado nesta primeira rodada se mantenha durante toda a competição.
O representante da Paraíba na torneio, pela 11ª temporada seguida, o Botafogo vai receber o Caxias, no Almeidão, em jogo da 2ª rodada. A partida está marcada para às 19h e marca o reencontro do treinador Evaristo Piza com a torcida alvinegra, em retorno à Maravilha do Contorno.