Sem Wendel Lomar, Botafogo-PB segue líder, mas sucumbe defensivamente
Defesa botafoguense segue sendo vazada e acendendo sinais de alerta na Terceirona
Vitória Soares
30 de julho de 2024

Um dos pilares do Botafogo-PB na temporada, o zagueiro Wendel Lomar está em fase de transição após sofrer duas lesões seguidas — no joelho e no púbis — e tem desfalcado o Belo há quase um mês na Série C do Brasileiro. E o time botafoguense está sentindo falta do defensor. Nos últimos cinco jogos, a defesa do alvinegro sofreu oito gols, igualando o número de gols sofridos nas vezes em que o camisa 4 atuou.

Antes da lesão, Lomar havia disputado nove jogos na Terceirona. Nesse período, a defesa botafoguense foi vazada oito vezes. Nas nove partidas que o defensor esteve em campo, em três, o Botafogo-PB não sofreu gols.

Wendel Lomar e Reniê formaram a dupla de zaga do Botafogo-PB no começoo da temporada. (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

Porém, quando o zagueiro se machucou os bons números defensivos do Belo mudaram. Wendel Lomar saiu aos 14 minutos do segundo tempo da partida contra a Aparecidense, quando o placar ainda estava em 4 a 2. No lance seguinte, a equipe paraibana sofreu o terceiro gol.

Desde então, o Belo foi vazado oito vezes nos últimos cinco jogos. Apenas na partida contra o ABC que a defesa alvinegra não sofreu gols.

Substitutos não engrenaram

Lucas Balardin foi o escolhido pelo técnico Evaristo Piza para substituir Wendel Lomar. O camisa 33 demorou a entrosar com Reniê e oscilou as atuações nas partidas em que esteve.

Balardin foi titular em três jogos e acabou sofrendo uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, que o tirou do restante da temporada. Douglas, então, assumiu a posição na vitória contra o ABC e no empate contra o Ypiranga-RS.

Lucas Balardin, zagueiro do Botafoog-PB. (Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB)

Oscilação

As oscilações na linha defensiva do Botafogo-PB também se refletiram nos gols sofridos pela equipe. Dos oito gols sofridos nas últimas cinco partidas, sete foram de dentro da área, em jogadas de bola parada ou com a bola rolando.

Até mesmo na partida contra o ABC, em que o Belo não foi vazado, o time botafoguense acabou oferecendo chances ao Mais Querido, obrigando o goleiro Dalton a fazer três boas intervenções.

Veja os números defensivos do Botafogo-PB

Com Wendel Lomar
  • Números de jogos: 9
  • Gols sofridos: 8
  • Jogos sem sofrer gols: Remo, Sampaio Corrêa e Ferroviário
Sem Wendel Lomar
  • Números de jogos: 5
  • Gols sofridos: 8
  • Jogos sem sofrer gols: ABC

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também