As Seleções Brasileiras de Vôlei Sentado de Quadra, feminina e masculina, estarão em João Pessoa no próximo domingo (1º), para disputar amistosos nas areias da praia do Cabo Branco. O evento começa às 07h30 e se estende até às 12h.
O torneio é uma forma de aproximar os brasileiros, em especial o torcedor paraibano, da modalidade olímpica e também divulgar o esporte. Além de apresentar os atletas ao público.
Os jogos serão contra as equipes do Centro Universitário Uninassau e da Assessoria e Consultoria para Inclusão Social (AC Social), que promovem o torneio.
Nova Comissão Técnica
Antes dos jogos amistosos, no sábado (30), a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), irá anunciar a nova Comissão Técnica das Seleções Brasileiras de Vôlei Sentado que vai estar nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. A apresentação começa às 9h, em um hotel da orla de Tambaú.
O presidente da CBVD, Angelo Alves Neto, traçou elogios às seleções e falou das escolhas para conseguir os melhores nomes para a comissão técnica.
O Brasil está entre as melhores seleções de mundo e neste ciclo Paralímpico de Los Angeles 2028, estamos montando a melhor equipe técnica para voltar a colocar a nossa bandeira no pódio da maior competição do planeta. Vale lembrar que somos o único país a classificar as duas seleções para os Jogos Paralímpicos, como aconteceu em Tóquio e em Paris
As Seleções Brasileiras são multicampeãs em Jogos. No feminino, as atletas são atuais campeãs do mundo e têm duas medalhas de bronze conquistadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020. Os jogadores do time masculino são atuais campeões Parapan-americanos. No último mundial, a seleção ficou com o terceiro lugar.
A primeira participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos com o vôlei sentado foi em Pequim 2008, apenas com a seleção masculina. Somente em Londres 2012, a equipe feminina participou pela primeira vez. O principal triunfo foi em 2016, nos Jogos do Rio, com a conquista do bronze pela Seleção feminina.
No vôlei sentado, o grupo é formado por seis jogadores em cada time, divididos por uma rede com altura oposta ao vôlei olímpico. Para fechar os sets, é necessário marcar 25 pontos corridos e, no tie-break (desempate), 15. Saí vitorioso o time que vencer primeiro três sets.
De acordo com a entidade máxima da modalidade, World Paravolley, o Brasil é o segundo colocado tanto no masculino e quanto no feminino, no ranking da associação.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Divulgação / World Para Volley