Segundona do Paraibano repetirá regulamento em 2025 e começa dia 23 de agosto
Novidade é o Sabugy, que confirmou vaga após a promoção da Picuiense para 1ª Divisão de 2025. Tabela básica e o regulamento ainda não foram divulgados
Raniery Soares
5 de junho de 2025

A edição 2025 do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão já tem data para começar: 23 de agosto. A competição contará com a participação de dez clubes, definidos após a reunião do Conselho Arbitral realizada nesta quarta-feira (4), na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF), em João Pessoa.

Os clubes confirmados são: Atlético de Cajazeiras, Confiança-PB, Cruzeiro-PB, Desportiva Guarabira, Miramar, Queimadense, Sabugy, São Paulo Crystal, Spartax e Serrano. A tabela básica e o regulamento ainda não foram divulgados.

A principal novidade é a presença do Sabugy, que garantiu vaga após a desistência do CSP de disputar a Primeira Divisão e a consequente promoção da Picuiense. O Sabugy, terceiro colocado da Terceira Divisão em 2024, foi chamado a preencher a vacância.

Sistema de disputa

A Segunda Divisão seguirá o mesmo regulamento de 2024, com quatro fases distintas e contínuas: primeira fase, segunda fase (repescagem), Semifinal e Final.

Primeira fase

Os dez clubes jogarão entre si, se enfrentando apenas em jogos de ida, com os mandos de campo sorteados previamente pela FPF. Os dois primeiros colocados avançam direto para a semifinal, enquanto 3º, 4º, 5º e 6º colocados disputam a repescagem. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a Terceira Divisão de 2026.

Segunda fase (Repescagem)

Serão jogos únicos, em sistema eliminatório, sendo 3º x 6º e 4º x 5º, com 3º e 4º com a vantagem de jogarem em casa. Os vencedores avançam para as semifinais. Em caso de empate, a decisão será por pênaltis.

Semifinal

Os classificados farão jogos em ida e volta, sendo: 

  • 1º colocado x vencedor do jogo 2 da repescagem
  • 2º colocado x vencedor do jogo 1 da repescagem

O 1º e 2º colocados terão a vantagem de decidir em casa. Em caso de empate no saldo de gols, as vagas serão decididas em disputas de pênaltis.

Final

A decisão do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão será em jogo único, com o mando do clube que obteve a melhor campanha, somadas a primeira fase e a semifinal. Se houver empate, a decisão será por pênaltis. Campeão e vice garantem vagas na Primeira Divisão de 2026.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Divulgação / FPF

Veja também