Resultados negativos em clássicos agitam bastidores do Trio de Ferro em 2025
Derrotas sofridas nos clássicos podem fazer a diferença e resultar na eliminação de uma dessas equipes na classificação geral
11 de fevereiro de 2025

Os clássicos disputados entre os clubes que compõem o Trio de Ferro do Campeonato Paraibano de 2025 provocaram impactos significativos internamente em cada um deles. Botafogo-PB, Treze e Campinense passaram por maus bocados após derrotas nos jogos mais simbólicos do futebol da Paraíba e precisaram tomas decisões importantes para a sequência da disputa. Enquanto Belo e Galo reagiram rapidamente às derrotas, a situação do Campinense permanece cercada de incertezas nesta final da disputa estadual.

Na reta final da primeira fase, as derrotas sofridas nos clássicos podem fazer a diferença e resultar na eliminação de uma dessas equipes na classificação geral, ficando fora da fase semifinal e, consequentemente, da disputa pelo título.

O Treze foi o primeiro a sofrer uma queda um tanto drástica. Na terceira rodada, com menos de 15 dias de temporada, já contando com a queda na pré-Copa do Nordeste, o time sucumbiu diante de seu maior rival, o Campinense, no Clássico dos Maiorais. A Raposa se impôs em campo e garantiu uma vitória convincente por 2 a 0, alegrando a torcida do bairro do Alto da Bela Vista.

A derrota resultou também na demissão do técnico Renatinho Potiguar, que foi substituído por Marcelo Martelotte. Antes disso, o auxiliar-técnico Ítalo Nascimento chegou a comandar o time interinamente e conquistou uma vitória magra contra o Serra Branca por 1 a 0. Sob a liderança de Martelotte, o Galo já acumula duas vitórias e um empate, figurando na quarta colocação e com um jogo a menos.

Renatinho Potiguar, quando atuava como técnico do Treze. (Foto: Daniel Vieira/Treze)

No Belo, SAF e nova dinâmica

A derrota do Botafogo-PB para o Treze, no Clássico Tradição, por 2 a 1, há pouco mais de uma semana, marcava a terceira partida consecutiva do Belo sem vitória no campeonato. O descontentamento dos torcedores se refletiu nas arquibancadas, com uma queda expressiva no público presente nos jogos já desde o início da temporada.

A solução do clube veio através das negociações da SAF, que trouxeram Alexandre Gallo para ocupar o cargo de CEO do departamento de futebol. Com uma estratégia de promoções de ingressos e ações voltadas para a torcida, o Almeidão voltou a receber bom público no último domingo. A recompensa veio com uma goleada por 4 a 1 sobre o Campinense, na melhor atuação do time na temporada. A vitória encaminhou a classificação do Belo para a próxima fase.

Botafogo-PB foi mal contra o Treze e precisou de uma semana agitada em seus bastidores para dar a volta por cima (Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB)

Raposa vive cenário de incertezas

Se a vitória sobre o Treze trouxe esperança, a dura derrota para o Botafogo-PB, no Clássico Emoção, resultou na demissão do técnico Rodrigo Fonseca. Com um aproveitamento de 47% à frente do time, Fonseca não conseguiu manter a consistência esperada pela torcida rubro-negra.

Para tentar reverter o cenário, a diretoria do Campinense apostou na contratação de Evandro Guimarães, que chega com a missão de vencer os dois jogos finais da fase de grupos e ainda torcer por tropeços de Botafogo-PB, Serra Branca e Treze para garantir uma vaga no G-4.

Rodrigo Fonseca caiu após sofrer goleada para o Botafogo-PB, no último domingo (Foto: Estefinho Francelino / Campinense)

Com 10 pontos e ocupando a quinta colocação, a Raposa vive o temor de ficar fora da próxima fase, o que significaria mais uma temporada restrita ao Campeonato Paraibano em seu calendário. Além de vencer, o Campinense precisa demonstrar um bom futebol para reconquistar a confiança da torcida.

A grande interrogação para os torcedores do Campinense é se a troca de comando surtirá o efeito desejado. A missão de Evandro Guimarães não é simples: além de vencer, será necessário contar com uma combinação favorável de resultados para continuar sonhando com algo maior na temporada.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto 1: Estefinho Francelino / Campinense

Veja também