Em setembro, João Pessoa vai receber a principal competição de ginástica artística do Brasil. Entre os dias 15 e 22, o ginásio Ronaldão será palco do Campeonato Brasileiro da modalidade. Será a primeira competição de Rebeca Andrade e do quarteto medalhista olímpico após os Jogos de Paris.
Além da campeã olímpica, as ginastas Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares também estarão na capital paraibana. O quinteto, que conquistou o bronze por equipes em Paris, vai competir nos quatros aparelhos: solo, salto, assimétricas e trave.
A escolha de João Pessoa como sede do Campeonato Brasileiro foi uma junção do interesse local em desenvolver a modalidade com o momento de grande visibilidade que a ginástica artística vive após Paris, como explicou Ricardo Resende, Diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Ginástica (Consugi).
Um dos objetivos da Confederação Brasileira de Ginástica é estar presentes em todo território nacional. A ginástica do Brasil vive um momento muito especial, como o esporte que mais conseguiu medalhas para o Time Brasil. A gente sentiu um interesse grande da Paraíba em fomentar a prática esportiva local. Não haveria local melhor para receber os medalhistas olímpicos após uma campanha incrível senão a Paraíba, disse o dirigente.
Durante as disputas na capital, o quinteto olímpico não estará na mesma equipe. Rebeca, Jade, Flávia e Lorrane representam o Flamengo. Já Júlia defendem as cores do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN).
![](https://arenacorreio.com.br/arena/wp-content/uploads/6b8238e6f3eb9398c9348564acbb9e7c-scaled.jpg)
Os ginastas Diogo Soares (Flamengo) e Arthur Nory (Pinheiros) também vão disputar a competição nacional em João Pessoa. Diogo foi o único atleta a representar o Brasil na ginástica artística masculina na Olimpíada de Paris. Nory conquistou a medalha de bronze no solo nos Jogos de Tóquio.
O Campeonato Brasileiro de Ginástica terá as categorias adulto, infantil e juvenil. Ainda não há confirmação sobre a venda de ingressos. De acordo com a assessoria da Confederação Brasileira de Ginástica, provavelmente, a entrada será gratuita.