O ex-atleta Ricardo, que é radicado na Paraíba, vive nova fase na carreira. Após muitos anos de sucesso e de protagonismo como jogador no vôlei de praia, o baiano resolveu migrar para a comissão técnica e assumiu a seleção do México da modalidade.
Feliz com a oportunidade de iniciar uma nova história no vôlei de praia, Ricardo enxerga como um desafio muito grande, mas já traçou o grande objetivo para a temporada: conquistar vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
”A gente vai ter um pré-olímpico agora na próxima semana, e vai ser no México, em casa. Então vai ter uma torcida muito grande pra que esse sonho deles aconteça. Para mim vai ser um desafio muito grande. Primeiro por poder fazer com que as atletas tão jovens possam estar brigando por um sonho de estar na Olimpíada. Espero que a gente conquiste e possa também apresentar muito bem aí nessa competição.”
Ricardo ficou mundialmente conhecido por conquistar a primeira medalha olímpica de ouro do vôlei de praia ao lado de Emanuel vencida em 2004, em Atenas. Antes disso, o ex-atleta já havia conquistado uma prata quando atuava com o paraibano Zé Marco.
João Pessoa é a casa do vôlei de praia
Conhecida como o berço do vôlei de praia, a cidade de João Pessoa vem sendo procurada cada vez mais por atletas da modalidade, que se preparam para competições futuras. Para o pré-olímpico, Ricardo está junto à comissão técnica e mais oito atletas treinando no CT Cangaço, na orla pessoense.
Dentre os atletas de outros estados que vieram morar e treinar em João Pessoa, estão os campeões Ricardo e Emanuel, além de Álvaro Filho e Vitor, que foram vice campeões Pan Americanos, e alguns atletas campeãs nacionais como: Ícaro, Klaus, Luizão, Ricardo César, Otto e Luizito.