Quatro medalhistas olímpicos estarão nos Jogos da Juventude em João Pessoa
Bia Souza, Rebeca Andrade, Netinho e Caio Bonfim são os medalhistas embaixadores
12 de novembro de 2024

Os Jogos da Juventude 2024 começam nesta quarta-feira (13) e se estendem até o dia 18 deste mês, em João Pessoa. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou a lista dos atletas embaixadores do evento que acontecerá na capital paraibana. Entre eles, estarão presentes quatro medalhistas olímpicos de Paris 2024: Bia Souza, Rebeca Andrade, Netinho Marques e Caio Bonfim.

Bia Souza (judô)

A primeira embaixadora anunciada foi a judoca Bia Souza, natural de Peruíbe (São Paulo). Medalhista do primeiro ouro brasileiro nas Olimpíadas deste ano, a paulista estreou na competição com a conquista do pódio. Bia é um dos maiores destaques nacionais do judô e inspira jovens atletas aspirantes na modalidade. Com o feito em Paris, foi a primeira mulher do Brasil vencedora dos Jogos como estreante. Em 2011, participou dos Jogos da Juventude e levou o ouro. Agora retorna à Paraíba como referência para a futura geração de atletas.

Bia Souza, atleta do judô (Foto: COB)

Rebeca Andrade (ginástica artística)

Rebeca Andrade vai estar novamente em solo paraibano, mas dessa vez como embaixadora dos Jogos da Juventude. Bicampeã olímpica, a atleta é a maior medalhista do país em Jogos Olímpicos, com seis medalhas. Em setembro, esteve no estado para disputar o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, na ocasião, venceu nas barras assimétricas e levou a medalha de ouro.

Rebeca Andrade, atleta da ginástica artística (Foto: COB)

Bia e Rebeca estiveram presentes nas vitórias por equipes do Brasil em Paris, ambas foram bronze. Pelo judô misto, na segunda edição da modalidade em Jogos, os brasileiros conquistaram a primeira medalha mista do país entre todos os esportes. Na ginástica, a equipe feminina também alcançou o inédito feito do pódio olímpico.

Netinho Marques (taekwondo)

Os Jogos da Juventude também vão ter a presença de um atleta paraibano. Edival Marques, conhecido por Netinho, foi bronze em Paris no taekwondo, durante a sua segunda participação na competição mundial. Nascido em João Pessoa, o atleta será embaixador dos Jogos deste ano e adquiriu diversos prêmios ao longo da carreira como taekwondista. Loidmar Pontes, pai de Netinho, foi um dos grandes incentivadores do jogador paraibano no esporte, o atleta sempre buscou realizar o sonho seu e do pai de vê-lo conquistar uma medalha olímpica. Agora como embaixador, Netinho será inspiração para jovens que sonham, um dia, torna-se campeões.

Netinho, atleta do taekwondo (Foto: COB)

Caio Bonfim (marcha atlética)

Outro medalhista anunciado como embaixador é Caio Bonfim, medalhista de prata na marcha atlética no percurso de 20 km. Caio foi o primeiro brasileiro a vencer na modalidade atlética. Brasiliense, o atleta deu os passos inicias no esporte na adolescência, enfrentou xingamentos e preconceitos durante a trajetória, contou com o apoio familiar e manteve o foco, superando os desafios e construindo a carreira profissional. Caio conquistou bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de Londres 2017 e em 2016, nas Olímpiadas do Rio, ficou em 4° lugar.

Caio Bonfim, atleta da marcha atlética. (Foto: COB)

Atletas olímpicos também estarão presentes

Além dos medalhistas de Paris 2024, a Paraíba recebe como embaixadores outros atletas olímpicos. Lígia Silva, do tênis de mesa, foi a quarta apresentada na lista do COB. A mesa-tenista é referência no esporte. Lígia também treinou a seleção por 21 anos. Começou a praticar o tênis de mesa aos 13 anos, ainda na adolescência, foi convocada para participar da Seleção Brasileira Juvenil. Hoje, é membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB). Foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, e já participou de três edições dos Jogos Olímpicos (2008, 2008 e 2012).

Lígia Silva, atleta do tênis de mesa. (Foto: Valterci Santos/AGIF/COB)

Marcus D’Almeida, do tiro com arco, é destaque no país e no mundo. Campeão Mundial, o arqueiro foi o primeiro brasileiro a ser líder do ranking mundial do arco recurvo. O atleta carioca foi prata no Mundial de Yankton 2021 e bronze no Mundial de Berlim 2023. Como embaixador dos Jogos da Juventude de 2024, o brasileiro alcançou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim 2014.

Marcus D’Almeida, atleta do tiro com arco. (Foto: COB)

Para fechar a lista de embaixadores, a última anunciada foi a única representante brasileira na modalidade de Wrestling. A carioca Giullia Penalber, é lutadora da categoria até 57kg. Em Paris, Giullia conseguiu o quinto lugar, na disputa pela medalha de bronze, melhor colocação do Brasil na modalidade. Com sete medalhas em campeonatos continentais, Penalber se junta ao grupo de sete embaixadores que estarão presentes em momentos como a cerimônia de abertura, entrega de medalhas e bate-papos com os atletas.

Giullia Penalber, atleta do Wrestling (Foto: COB)

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a função de embaixador vai muito além das formalidades do evento. É preciso ter contato com os atletas e trocas de experiências.

É uma honra para a Paraíba e João Pessoa num evento que tem total apoio da gestão estadual, estar presentes quatro pessoas que subiram no pódio, nos Jogos de Paris 2024. Isso vai motivar bastante os participantes dos Jogos da Juventude que, neste ano, será uma edição histórica, e cada contato dos jovens com um medalhista olímpico é algo inesquecível para eles, observou Lindofo Pires, titular da Sejel.

Sobre o evento

Os Jogos da Juventude desta quarta-feira (13), reúne 4.500 atletas, de 15 a 17 anos, de todos os estados do Brasil. As modalidades presentes no evento serão: badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, ginástica artística, triathlon, wrestling (luta olímpica), natação, águas abertas, vôlei de praia, basquete, handebol e vôlei.

As competições acontecem na Vila Olímpica Parahyba, Centro de Convenções, Arena Beach Games, Parque das Três Ruas, ginásios Ronaldão e do Instituto dos Cegos, Apcef, Sesc Centro e Colégio Motiva.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Veja também