Agora no Campinense, Evaristo Piza venceu todos os duelos contra a Raposa
Técnico paulista venceu todos os cinco clássicos disputados contra o Rubro-Negro
20 de setembro de 2025

Uma das belezas do futebol é ver que ele vai além das quatro linhas, principalmente, quando o tema é clássico. Disso os torcedores de Botafogo-PB e Campinense sabem bem. Ao defender a “honra” de um time, é “esperado” que vestir a camisa rival não seja uma opção. Mas o lado profissional tem sempre vantagem nas decisões. E a bola da vez mexe com o Clássico Emoção. Evaristo Piza foi confirmado como novo técnico da Raposa e, em sua chegada, traz consigo um histórico de 100% de aproveitamento nos jogos contra o Rubro-Negro.

O Clássico Emoção, entre as equipes de Campina Grande e João Pessoa, movimenta os gramados paraibanos há 71 anos. E destes, uma figura importante comandou o rival da Raposa em uma das campanhas que garantiram o título de campeão estadual ao Belo em cima do clube. Agora no Campinense, Evaristo Piza, ex-técnico botafoguense, assume o comando para a temporada 2026. Nas campanhas que esteve à frente do Alvinegro da Estrela Vermelha (2018, 2019, 2020, 2024 e 2025), ele nunca perdeu para o Rubro-Negro.

Até aqui, foram seis jogos contra o Campinense e sesis vitórias para Evaristo Piza. As disputas começaram em 2019, pela primeira fase do Campeonato Paraibano. Jogando em Campina Grande, no estádio Amigão, o Belo venceu a equipe Rubro-Negra por 1 a 0. Pelo mesmo resultado, o Alvinegro bateu o time de Campina Grande, dessa vez, no Almeidão.

Também na Rainha da Borborema, no mesmo ano, pelo jogo de ida da final do estadual, o time treinado por Evaristo venceu com o placar de 2 a 1 e saiu com vantagem para a decisão. No último jogo da finalíssima, quem se deu bem novamente foi o Alvinegro da Estrela Vermelha, ao vencer por 2 a 0 e levantar a taça de campeão paraibano. No mesmo ano, além do título sobre o rival raposeiro, ele livrou o Alvinegro da queda na Série C do Campeonato Brasileiro e rebaixou o outro rival: o Treze.

Na temporada 2020, durante a primeira fase do Paraibano, no estádio Amigão, o Botafogo-PB garantiu a vitória com um placar simples, por 1 a 0. Enquanto esteve na Paraíba, o técnico nunca perdeu títulos. À frente do Belo, somou feitos importantes, como o título estadual, a final na Copa do Nordeste e campanhas sólidas na Série C, além de salvar o time do rebaixamento em duas oportunidades, incluindo em 2025.

A única vez que o treinador jogou contra o Campinense sem estar no comando do Belo foi em 2022, quando dirigia a equipe do Manaus. À época, venceu a Raposa por 2 a 1, de virada, na campanha pela Série C do Campeonato Brasileiro.

A chegada de Piza ao Campinense acontece após o fim do contrato com o Botafogo-PB, concluído depois da temporada do Alvinegro — mesmo com expectativas de uma possível permanência. Em entrevista ao “Correio Esporte Clube”, da Correio 98 FM, o técnico já havia confirmado que conversou com os dirigentes do Campinense para entender o projeto e as metas do Rubro-Negro.

Agora oficializado, o Clássico Emoção ganhará mais um capítulo na trajetória profissional de Evaristo Piza. Dessa vez, pela perspectiva rubro-negra. Mesmo estando em lado oposto, “clássico é clássico”, e para o torcedor, as expectativas ficam na esperança de que, agora com a camisa vermelha e preta, o resultado seja a favor dos raposeiros.s ficam na esperança de que, agora com a camisa vermelha e preta, o resultado seja a favor dos raposeiros.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: João Neto / Botafogo-PB

Veja também