‘Primeira tarefa do dia’: Burse explica preferência por treinos matutinos no Botafogo-PB
Treinador usou esta estratégia em todos os clubes que atuou
22 de dezembro de 2024

A chegada do técnico João Burse no Botafogo-PB tem gerado muita expectativa no torcedor do Belo para conhecer o trabalho, o estilo de jogo e o modo de pensar futebol do técnico. Entre as características do novo comandante, está a preferência curiosa por treinos matutinos.

Diferente de outros técnicos que já passaram pelo Belo, João chegou com um novo formato para os treinos com os atletas. Nas primeiras horas da manhã, o elenco alvinegro já precisa está pronto para fazer a primeira refeição do dia no CT da Maravilha do Contorno e se preparar para as atividades. Essa metodologia é um tanto incomum novidade no futebol paraibano, tendo em vista que a maioria dos clubes organizam os horários de treinamentos para os períodos da tarde. Quando realizados pela manhã, ganham sequência no restante do dia. Com Burse, o trabalho acontece tão somente em um período.

João Burse falou sobre essa preferência e destacou alguns motivos da escolha.

“Eu acho que é muito particular. Não tem certo e errado. Eu respeito muito todos os treinadores que preferem o período da tarde. É uma preferência minha, eu tenho alguns motivos para treinar de manhã: garantir refeição, café da manhã, almoço logo após o treino obrigatório; trazer esses atletas com a mente mais limpa, sem muitos problemas que possam eventualmente acontecer. Logicamente, de um filho na escola, uma situação…Durante a manhã pode acontecer muita coisa antes de chegar no treino”, afirmou.

Primeira tarefa do dia

João utilizou esta forma de treinamento em todos os times por onde passou. O mais recente deles foi o Figueirense, na Série C do Brasileiro deste ano. A predileção somente pelo horário matinal é uma novidade no futebol paraibano, já que as temperaturas quase sempre são quentes por todo o estado. Ao destacar o treino como “primeira tarefa do dia”, Burse explica ser uma estratégia que desenvolve a dedicação.

“Então, eu quero que eles cheguem com a primeira tarefa do dia, que seja focar naquilo que a gente vai construir. Mas, volto a repetir: não tem certo, não tem errado. Cada um cria sua própria estratégia. Essa é uma forma que eu faço há muitos anos. Instituí no próprio Vitória, nos clubes que passei, Palmeiras, todos os clubes. É uma forma que os atletas começam a gostar também. Sabem que a primeira tarefa do dia é se dedicar muito, se dedicar muito e, depois, eles vão ter uma pausa para curtir a família na parte da tarde, na parte da noite. E, depois, se reajustar para, de manhã, novamente estar prontos”, concluiu.

Em 2025, o Botafogo-PB terá um calendário cheio, com a pré-Copa do Nordeste, o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB

Veja também