Com o grande objetivo da temporada, que é a vaga na Olimpíada de Paris, cada vez mais perto, o paraibano George, dupla do capixaba André, revelou um dos seus métodos para o bom desempenho nas quadras mundo afora: o trabalho psicológico, que tem sido crucial para alavancar sua carreira no vôlei de praia e tornar o sonho olímpico ainda mais possível.
George é apenas mais um dos casos de atletas de alto rendimento que recorrem ao apoio de um profissional da área. No caso do paraibano, ele chega a trabalhar com mais de um em alguns momentos, o que, de acordo com o atleta, influência diretamente na sua performance nas competições.
”Existia essa ansiedade, não só para a vaga, mas até para resultado, para tudo que a gente tem como atleta. Mas nós temos lidar realmente com a ansiedade o tempo todo, de querer um resultado, de querer uma vaga na Olímpiada, nesse caso. E a gente faz um trabalho psicológico, eu mesmo trabalho com dois psicólogos do esporte, e acho que faz muita diferença, para a gente se manter ali bem, tem momentos que a gente vai ficar um pouco mais ansioso, saber lidar com a ansiedade dentro dos jogos e até antes dos torneios mesmo, assim, sabendo que vai ser um resultado que vai fazer diferença para a classificação nos Jogos Olímpicos”, disse George.
Se a busca pela vaga nas Olímpiadas é um dos fatores que gera ansiedade no paraibano, o grande desejo está prestes a ser concluído e, de quebra, ainda pode ser conquistado com o primeiro lugar entre os brasileiros. Isso porque, nesse domingo (21), George e André ficaram com o vice-campeonato na etapa do Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que aconteceu no México. Com isso, os atletas chegam a 7060 pontos na corrida olímpica e se isolam ainda mais na primeira colocação entre as equipes brasileiras. À sombra deles vem Evandro/Arthur, com 8660 pontos, e Guto/Pedro, com 7120.
Com a competição se aproximando, os atletas não têm muito para descansar e já mudam para o próxima compromisso. George e André chegam nesta quinta-feira (25) em João Pessoa e já viajam no fim de semana para a etapa do Elite 16 do Mundial que acontecerá do dia 1º a 5 de maio, em Brasília.
No ano, até o momento, George e André venceram somente o Challenge de Saquarema, realizado no mês de março. Na primeira etapa do ano, em Doha, os brasileiros acabaram ficando na fase de grupos. Na etapa do Recife, os atletas ficaram nas oitavas de final e por último, no México, neste fim de semana, George e André terminaram a competição com o segundo lugar.