Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido em todas as sessões na classificação para a sprint vai largar na frente na corrida curta do GP da Áustria depois de ser 0s093 mais veloz que Lando Norris, da McLaren. A prova terá largada às 7h30 da manhã deste sábado (29), pelo horário de Brasília, sendo realizada horas antes da classificação para o GP da Áustria.
Verstappen celebrou como seu fim de semana, ao contrário das últimas provas, começou com o carro já bem acertado.
“Claro que temos que arrumar algumas coisas, mas estou muito contente com como as coisas estão indo.”
A McLaren não teve uma preparação tão simples, já que só tinha uma nova asa dianteira preparada para a primeira sessão de treinos livres, e ambos os pilotos revezaram-na. A segunda asa chegou logo antes da definição do grid para a sprint. Isso era importante porque a coluna apurou que a nova asa tem a ver com as questões de flexibilidade que vinham sendo discutidas nos bastidores após uma reclamação da Red Bull.
SQ1: Hamilton fora de pista e Albon atrás de Sargeant
A primeira parte da definição do grid para a sprint não foi das mais confortáveis para Lewis Hamilton, que escapou em sua primeira tentativa, não teve uma preparação das melhores para a segunda tentativa, com muito trânsito, e fez um tempo que acabou sendo suficiente apenas para a 13ª colocação, sendo que os cinco últimos seriam eliminados da disputa.
Enquanto, lá na frente, Verstappen era o mais veloz, com Russell e segundo e Sainz em terceiro, algo inédito acontecia entre as últimas equipes: Alex Albon foi superado pela primeira vez em classificações pelo companheiro Logan Sargeant, que passou para o SQ2 enquanto o tailandês ficou com a penúltima posição do grid. O piloto da Williams só ficou à frente de Zhou Guanyu, que teve uma volta deletada por sair da pista.
Daniel Ricciardo, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas também ficaram pelo caminho logo de cara. Yuki Tsunoda passou adiante, mas depois de uma forte escapada e um passeio na brita.
SQ2: Aston Martins fica pelo caminho e Alpine coloca os carros no top 10
A segunda parte da definição do grid para a sprint foi parecida com a primeira, com Verstappen na frente e vários pilotos tendo dificuldade de manter seus carros na pista, escorregando bastante principalmente nas últimas duas curvas.
Entre os eliminados, nenhuma surpresa levando em consideração a melhora da Alpine nas últimas corridas. O time focou muito em diminuir o peso de seu carro e isso também acabou melhorando o equilíbrio, como Esteban Ocon e Pierre Gasly perceberam no último final de semana, na Espanha, em que também andaram no top 10.
Também comprovando a tendência apontada na Espanha, as Aston Martin estavam instáveis e ficaram fora do top 10, com Lance Stroll, que acaba de confirmar sua continuidade na equipe ano que vem, à frente de Fernando Alonso pela sexta vez em sessões de classificação contanto as sprints e sessões normais de classificação.
Entre os primeiros, mais uma vez Russell foi segundo. E Oscar Piastri em terceiro com a McLaren, depois de ter tido uma volta deletada no SQ1.
SQ3: Motor de Leclerc apaga e pilotos têm só uma chance de acelerar tudo
Os pilotos só foram à pista na última hora, economizando jogos de pneus macios que serão importantes para o restante do final de semana e também tentando estar na pista no último momento, quando a aderência é maior. Melhor para Verstappen, que mais uma vez fez o melhor tempo.
Norris não tinha conseguido acertar uma volta cravada até a parte final da classificação, e usou bem a aderência extra do pneu macio -lembrando que, por regra, são usados pneus médios nas duas primeiras partes da classificação para a sprint.
Ele ficou a 93 milésimos de Verstappen, com o companheiro Oscar Piastri em terceiro. Mais uma vez, o companheiro de Verstappen, Sergio Perez, não conseguiu acompanhar o holandês e foi o sétimo. As Mercedes não conseguiram tirar tanto desempenho do pneu macio, como já tinha acontecido no treino livre, e ficaram com o quarto lugar com Russell e sexto com Hamilton.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto 1: Divulgação/F1