Por 0s1, Verstappen supera Norris e vai sair na frente na sprint na Áustria
Prova terá largada às 7h30 da manhã deste sábado (29), pelo horário de Brasília
Julianne Cerasoli, da Folhapress
28 de junho de 2024

Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido em todas as sessões na classificação para a sprint vai largar na frente na corrida curta do GP da Áustria depois de ser 0s093 mais veloz que Lando Norris, da McLaren. A prova terá largada às 7h30 da manhã deste sábado (29), pelo horário de Brasília, sendo realizada horas antes da classificação para o GP da Áustria.
Verstappen celebrou como seu fim de semana, ao contrário das últimas provas, começou com o carro já bem acertado.

“Claro que temos que arrumar algumas coisas, mas estou muito contente com como as coisas estão indo.”

A McLaren não teve uma preparação tão simples, já que só tinha uma nova asa dianteira preparada para a primeira sessão de treinos livres, e ambos os pilotos revezaram-na. A segunda asa chegou logo antes da definição do grid para a sprint. Isso era importante porque a coluna apurou que a nova asa tem a ver com as questões de flexibilidade que vinham sendo discutidas nos bastidores após uma reclamação da Red Bull.

SQ1: Hamilton fora de pista e Albon atrás de Sargeant

A primeira parte da definição do grid para a sprint não foi das mais confortáveis para Lewis Hamilton, que escapou em sua primeira tentativa, não teve uma preparação das melhores para a segunda tentativa, com muito trânsito, e fez um tempo que acabou sendo suficiente apenas para a 13ª colocação, sendo que os cinco últimos seriam eliminados da disputa.

Enquanto, lá na frente, Verstappen era o mais veloz, com Russell e segundo e Sainz em terceiro, algo inédito acontecia entre as últimas equipes: Alex Albon foi superado pela primeira vez em classificações pelo companheiro Logan Sargeant, que passou para o SQ2 enquanto o tailandês ficou com a penúltima posição do grid. O piloto da Williams só ficou à frente de Zhou Guanyu, que teve uma volta deletada por sair da pista.

Daniel Ricciardo, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas também ficaram pelo caminho logo de cara. Yuki Tsunoda passou adiante, mas depois de uma forte escapada e um passeio na brita.

SQ2: Aston Martins fica pelo caminho e Alpine coloca os carros no top 10

A segunda parte da definição do grid para a sprint foi parecida com a primeira, com Verstappen na frente e vários pilotos tendo dificuldade de manter seus carros na pista, escorregando bastante principalmente nas últimas duas curvas.

Entre os eliminados, nenhuma surpresa levando em consideração a melhora da Alpine nas últimas corridas. O time focou muito em diminuir o peso de seu carro e isso também acabou melhorando o equilíbrio, como Esteban Ocon e Pierre Gasly perceberam no último final de semana, na Espanha, em que também andaram no top 10.

Também comprovando a tendência apontada na Espanha, as Aston Martin estavam instáveis e ficaram fora do top 10, com Lance Stroll, que acaba de confirmar sua continuidade na equipe ano que vem, à frente de Fernando Alonso pela sexta vez em sessões de classificação contanto as sprints e sessões normais de classificação.

Entre os primeiros, mais uma vez Russell foi segundo. E Oscar Piastri em terceiro com a McLaren, depois de ter tido uma volta deletada no SQ1.

SQ3: Motor de Leclerc apaga e pilotos têm só uma chance de acelerar tudo

Os pilotos só foram à pista na última hora, economizando jogos de pneus macios que serão importantes para o restante do final de semana e também tentando estar na pista no último momento, quando a aderência é maior. Melhor para Verstappen, que mais uma vez fez o melhor tempo.

Norris não tinha conseguido acertar uma volta cravada até a parte final da classificação, e usou bem a aderência extra do pneu macio -lembrando que, por regra, são usados pneus médios nas duas primeiras partes da classificação para a sprint.

Ele ficou a 93 milésimos de Verstappen, com o companheiro Oscar Piastri em terceiro. Mais uma vez, o companheiro de Verstappen, Sergio Perez, não conseguiu acompanhar o holandês e foi o sétimo. As Mercedes não conseguiram tirar tanto desempenho do pneu macio, como já tinha acontecido no treino livre, e ficaram com o quarto lugar com Russell e sexto com Hamilton.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto 1: Divulgação/F1

Veja também