Com quase três décadas dedicadas ao futebol, Roberto Fernandes é um dos treinadores mais conhecidos do cenário nordestino. Pernambucano de Recife, o técnico de 54 anos tem um currículo extenso, com passagens por clubes tradicionais e campanhas de expressão em competições estaduais e nacionais.
Neste domingo (19), o profissional foi apresentado como técnico do Treze para a temporada de 2026. O Galo da Borborema terá pela frente um calendário com Campeonato Paraibano e Série D do Campeonato Brasileiro.
Roberto Fernandes começou sua carreira como técnico em 1997 no Ferroviário-PE. O seu melhor momento foi em 2007, quando alcançou projeção nacional ao comandar o Náutico na Série A do Campeonato Brasileiro, levando o alvirrubro pernambucano a uma campanha de destaque. Antes, em 2004, ele já tinha sido escolhido o técnico revelação da Série B no futebol goiano pelo Anapolina.
Em 2008, voltou ao Náutico diante de uma luta contra o rebaixamento e conseguiu evitar a queda, encerrando o campeonato na 15ª posição. Por causa dessa conquista, Roberto Fernandes passou a ser considerado um técnico “salvador de rebaixamentos”.
Além do Náutico, Roberto Fernandes acumula passagens por outros clubes tradicionais do futebol do Nordeste como América-RN, CRB, CSA, ABC, Confiança e Santa Cruz.
Entre suas conquistas, se destacam os títulos de campeão estadual pelo América de Natal (2012 e 2015), Confiança-SE (2017), Náutico (2018 e 2022), Itabaiana-SE (2023) e Piauí (2025).
Fora da Região Nordeste, foi campeão no Distrito Federal pelo Brasiliense, em 2007, além de ter conquistado o Campeonato Paraense com o Remo, em 2014.
Esta será a sua primeira passagem pelo futebol paraibano. Em anos anteriores, chegou a ser especulado no próprio Treze, assim como sempre esteve nas listas de pretendentes ao cargo de treinador do Botafogo-PB, em momentos de chegadas e saídas de técnicos.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Kamila Amorim / Treze FC
