Pelo Treze, Pipico vestirá a camisa do 20º clube na carreira
Jogador estreou no futebol profissional em 2007, com o Floresta-RJ
Letícia Silva
6 de abril de 2025

Anunciado pelo Treze como o novo reforço para a participação do time na Série D do Campeonato Brasileiro 2025, o atacante Pipico atinge agora a marca de 20 clubes pelo futebol profissional. O jogador chega ao Galo com uma boa sequência pelo Sobradinho-DF e com a experiência de ter trabalhado com o atual técnico alvinegro, Felipe Surian. Aos 40 anos, o clube de maior atuação do centroavante foi com o Santa Cruz.

Wesley Henrique, mais conhecido como Pipico, iniciou sua carreira no profissional em 2007, defendendo as cores do Floresta-RJ. Natural do Rio de Janeiro, o atleta tem uma vasta experiência no futebol nacional, com passagens por diversos clubes. Agora, em 2025, o jogador vive a expectativa de chegar a sua 20ª participação em equipes profissionais.

Pipico já passou pelo Floresta-RJ, Cabofriense, CFZ-RJ, Bangu, Quissamã, Macaé, Vasco, Atlético-GO, XV de Piracicaba, Red Bull Brasil, Guarani, Volta Redonda, Tombense, Santa Cruz, Madureira, Paysandu, Botafogo-PB e Sobradinho-DF, no Brasil. Mas, o jogador não se limitou apenas a times brasileiros. Em 2015, se aventurou no futebol de Malta, com 12 partidas e três gols pelo Tarxien Rainbows.

Entre os clubes que mais atuou, está o Santa Cruz. Pelo Tricolor, o jogador fez a maior sequência de temporadas em um único clube, de 2018 a 2021. Durante a campanha, foram, ao todo, 107 jogos, 46 gols e três assistências. O atleta só retornou em 2023 e ficou até julho do mesmo ano. Mesmo com a temporada curta, foram 30 jogos, 11 gols e uma assistência. Foi nessa época que veio para a Paraíba.

Pipico é artilheiro do Campeonato Pernambucano em 2020, com o Santa Cruz (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Apesar de chegar no Galo da Borborema neste ano, Pipico já atuou no futebol paraibano. Isso porque, em 2023, ele defendeu o outro alvinegro do estado, o Botafogo-PB. Pelo Belo, o jogador passou uma temporada e meia, encerrando o contrato com o clube no ano passado. No Alvinegro da Estrela Vermelha foram 40 jogos, 13 gols e uma assistência. Foi quando defendia a camisa do Alvinegro que o centroavante trabalhou com o técnico Felipe Surian.

O treinador, inclusive, foi um dos anunciados pelo Treze como novo reforço para a sequência da temporada 2025. Ambos chegam para a disputa da Série D do Brasileiro. Para ajudar o Galo, o atacante conta com a boa sequência que veio tendo no Sobradinho, clube do Distrito Federal. Em oito jogos, ele marcou cinco gols, ambos pelo Campeonato Brasiliense de Futebol (Candangão).

Além do Santa Cruz, outra equipe que contou com o ataque de Pipico foi o Macaé, do Rio de Janeiro. Pelo Leão Praiano, o jogador esteve presente em 108 jogos e balançou a rede 37 vezes, com cinco passes para gols. A boa mira do atleta rendeu a ele títulos na artilharia. Em 2019, pelo Santa Cruz, o atacante recebeu o troféu de artilheiro da Copa do Brasil, juntamente com Luciano do Fluminense e Paolo Guerrero do Internacional, ambos com cinco gols. Ainda no Tricolor, no ano seguinte, recebeu o prêmio do Campeonato Pernambucano, com seis gols. Mas foi em 2010, no Bangu, que a artilharia disparou, com oito gols pela Copa Rio.

Apesar da marca, o jogador ainda não alcançou nenhum título pelo profissional. Para a sequência de 2025, Pipico chega para suprir as saídas dos centroavantes Rafael Ibiapino e Jeam, que tiveram os seus contratos finalizados na última terça-feira (1º). Agora, com o Treze, o jogador pode tentar o acesso e o título de campeão da Série D do Brasileirão.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Rafael Vieira / DP FOTO

Veja também