O jogador que carrega o nome do bairro onde nasceu. Luís Mandaca, ou simplesmente Mandaca, do bairro Mandacaru, em João Pessoa, é um dos atletas paraibanos mais promissores do futebol nacional atualmente.
Formado nas categorias de base do CSP, equipe onde estreou como profissional, o volante de 22 anos se transferiu para o Corinthians em 2020, onde rapidamente se firmou no time sub-20 e chegou à equipe principal no ano seguinte, sob o comando do técnico Vágner Mancini.
Sem tanto espaço no Timão, onde chegou a balançar a rede uma vez, mesmo que jogando improvisado na lateral direita, Mandaca passou a viver os melhores momentos de sua ainda curta carreira longe do Parque São Jorge. Primeiro, pelo Londrina, onde atuou e se destacou na Série B de 2022.
Já em 2023, ainda no Sul do país, o paraibano voltou a ser emprestado pelo Corinthians, agora para o Juventude. Por lá, o jogador se destacou e teve seu passe comprado em definitivo no início deste ano.

Com um acesso na bagagem, o meio-campista busca se firmar de vez no primeiro escalão do futebol brasileiro. Questionado sobre as conquistas profissionais, Mandaca afirma ser merecedor de tudo que vem alcançando na breve carreira.
‘Tenho a certeza que eu não ganhei a chance. Pelo contrário. Conquistei e fiz por onde chegar até aqui. Ainda vou conquistar muitas coisas boas nessa vida. Vou ter agora o maior desafio da minha carreira, que é disputar uma Série A do Brasileirão, pelo Juventude. Vou continuar me dedicando ao máximo para fazer o melhor”, disse.
Cria de um dos bairros mais tradicionais da capital paraibana, Luís Mandaca se tornou símbolo de vitória para jovens de sua cidade que almejam chegar ao futebol profissional. Mesmo com o status e a fama, o atleta prega humildade na relação com os fãs.
”Ser referência para muitas pessoas é gratificante. Receber o carinho das crianças e dos adultos me faz uma pessoa mais feliz. Humildade para mim é tudo nessa vida”, comentou.

Na carreira, até o momento, Mandaca vestiu a camisa de quatro clubes diferentes, mas vive a iminência de disputar a Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão. Destaque do Juventude no início desta temporada, o jogador falou um pouco sobre o que projeta para o futuro.
”Projeto ganhar muitos títulos, realizar todos os meus sonhos e poder dar tudo de melhor para a minha família. Quero muito chegar no topo, olhar para o céu e agradecer a Deus por todas as conquistas”, finalizou.
Números como profissional
- Jogos disputados: 78
- Gols marcados: 7
- Assistências: 5