Pelo Botafogo-PB, Piza tem 100% de aproveitamento contra o CSA
Comandante do Belo enfrentou o Azulão em duas oportunidades pela Copa do Nordeste
13 de junho de 2024

Na partida contra o CSA, pela 9ª rodada da Série C do Brasileiro, marcada para o próximo sábado (15), o técnico Evaristo Piza vai em busca de manter o bom retrospecto que tem diante do Azulão. Nas duas oportunidades em que enfrentou o time alagoano, comandando o Belo, o treinador venceu, no Almeidão e no Rei Pelé.

Os dois triunfos foram pela Copa do Nordeste. Sob o seu comando, o time pessoense venceu em 2019, no Almeidão, se credenciando à semifinal do Nordestão. Já no ano seguinte, o Alvinegro da Estrela Vermelha derrotou o CSA fora de casa ainda na fase de grupos da competição.

Quatro anos depois, o terceiro encontro entre Piza e CSA será numa circunstância inédita. Isso porque o técnico nunca enfrentou o Azulão pela Série C. Na boa fase que vem junto aos seus jogadores, a expectativa é que mais uma vitória possa ser construída dentro das quatro linhas.

Botafogo-PB 3 x 1 CSA (quartas de final do Nordestão 2019)

Depois de terminar a fase de grupos invicto com a segunda melhor campanha do Grupo B, o Botafogo-PB começava a sua caminhada no mata-mata da Copa do Nordeste diante do CSA. O Azulão chegava empolgado no primeiro semestre da temporada, principalmente, por ter conseguido o acesso à Série A do Brasileiro no ano anterior.

Mas o Belo mostrou a sua força no Almeidão e venceu o CSA por 3 a 1. O Botafogo-PB teve domínio em grande parte da partida. Porém, a vitória só foi confirmada no segundo tempo. Com ótima atuação de Clayton, o Alvinegro da Estrela Vermelha fez 2 a 0 em menos de 10 minutos da etapa final. Aos quatro minutos, o camisa 7 botafoguense chutou de primeira para abrir o placar para os donos da casa. Três minutos depois, Nando balançou a rede mais uma vez para o time paraibano.

Nando comemorando o segundo gol contra o CSA, em 2019 (Foto: Josemar Gonçalves)

Precisando correr atrás do placar, o CSA pressionou mais e conseguiu diminuir com Robinho, aos 19. Mas, aos 41, a equipe comandada por Evaristo Piza sacramentou a sua classificação para a semifinal da Copa do Nordeste. Em boa jogada na linha de fundo, Clayton cruzou na medida para Dico cabecear e fazer a festa da torcida alvinegra no Almeidão.

CSA 0 x 1 Botafogo-PB (Copa do Nordeste 2020)

Invicto no Campeonato Paraibano, com 100% de aproveitamento, o Botafogo-PB enfrentava o CSA, pela quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, buscando repetir a mesma campanha do estadual.

Pelo Nordestão, o Belo acumulava dois empates e apenas uma vitória, conquistada na terceira rodada diante do Náutico. Por isso, o duelo contra o CSA era importante para o Alvinegro embalar o segundo triunfo consecutivo e tentar chegar à liderança do Grupo A.

Jogando no Rei Pelé, o Botafogo-PB viu o CSA pressionar e criar as melhores chances em boa parte do jogo. O Azulão estava em situação delicada, na vice-lanterna do Grupo B, e ainda não havia vencido na Copa do Nordeste. O Belo suportou a pressão alagoana e, no segundo tempo, começou a criar mais oportunidades. A partida parecia estar encaminhada para um empate sem gols, no entanto, Dico saiu do banco e decidiu para o time botafoguense. Aos 48, o camisa 11 cabeceou para garantir a vitória alvinegra.

Dico garantiu os três pontos do Botafogo-PB contra o CSA. (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)

Com o resultado, o Botafogo-PB assumiu a vice-liderança de grupo A e se manteve invicto na temporada, enquanto o CSA seguiu com o jejum de derrotas. Apesar de esse ser o recorte de um bom momento da equipe no primeiro semestre, o Belo foi eliminado na primeira fase da disputa regional e não disputou a fase mata-mata.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto 1: Nalva Figueiredo

Veja também