O Botafogo-PB viaja até o Maranhão para encarar o Sampaio Corrêa, no estádio Castelão, neste sábado (25), às 19h30, pela 5ª rodada da Série C do Brasileiro. Jogando pela competição nacional, será o quinto duelo entre as equipes e a vantagem é do time maranhense, mesmo tendo jogado três dos quatro jogos no Almeidão.
Já no histórico geral, os times já estiveram por 11 vezes. O Botafogo-PB conta com ampla vantagem, conta com seis vitórias, já a Bolívia Querida venceu por duas vezes, restando três empates para fechar o retrospecto.
Antes de começarem a se enfrentar pela Série C do Brasileiro e pela Copa do Nordeste, os times já entraram em campo, na década de 80. Pela Taça Ouro de 1985 (nome dado pela CBF para nomear o Campeonato Brasileiro, entre os anos de 1980 à 1983 e em 1985), o Belo venceu as duas partidas (1 a 0, no Almeidão, e 2 a 1, no Castelão).
Já no ano de 1987, pela extinta Copa União (idealizado pelo Clube dos 13), mais uma vez, aconteceram dois jogos. Em São Luís, aconteceu o primeiro empate entre os times, 1 a 1 e na volta, em João Pessoa, O alvinegro superou a equipe maranhense por 3 a 2.
Primeiros confrontos pela Série C, em 2017
Os times só voltariam a se encontrar no ano de 2017, pela Série C do Brasileiro. Nesse ano, o formato do torneio era com 20 clubes, divididos em dois grupos, que jogavam partidas de ida e volta, onde os quatro primeiros de cada grupo iam para a segunda fase. O estádio Almeidão foi palco da primeira partida entre Botafogo e Sampaio Corrêa, pela Série C do Brasileiro. O Belo abriu o placar com Dico, mas acabou sofrendo a virada, com gols de Isac e Hiltinho, que garantiram a vitória dos visitantes, por 2 a 1.
No segundo turno, a partida teve contornos especiais, principalmente para o Botafogo-PB, onde uma derrota decretaria o rebaixamento para Série D, o seu primeiro na história, na bola. Precisando não apenas vencer, já que dependia de um outro resultado (que seria uma vitória do Fortaleza sobre o Moto Club, na capital cearense), o Alvinegro foi ao Castelão e saiu vitorioso. Isac abriu o placar para a Bolívia Querida, mas Rafael Oliveira e Dico viraram o marcador para o Belo. Isac, novamente, fez mais um para os maranhenses. Esse resultado, somado ao triunfo do Fortaleza diante do Moto Club, acabou salvando o time pessoense da queda para a quarta divisão nacional.
Novos e últimos encontros só em 2019, pela Série C
Como o Sampaio havia conquistado o acesso em 2017, mas acabou caindo no ano seguinte, os times voltaram a se enfrentar pela Terceirona apenas em 2019. E, no primeiro turno, aconteceu o único empate, até o momento, dos clubes na competição nacional. Os gols foram marcados por Ulisses, para o Sampaio Corrêa, enquanto Fábio Alves, garantiu a igualdade para o Belo, em partida disputada no Castelão.
No returno, em partida disputada no Almeidão, se repetiu o mesmo cenário de 2017. O Belo abriu o placar com Neuton, mas, como tinha acontecido dois anos antes, acabou sofrendo a virada. Com gols de Roney e Rodrigo Andrade, o Tubarão garantiu os três pontos. Dois detalhes sobre esses confrontos é que o atual comandante do Botafogo-PB, Evaristo Piza, era quem estava à frente do time botafoguense. Já os autores dos gols do Sampaio, posteriormente, viriam a jogar pelo Botafogo, em 2022 e 2020, respectivamente. Desde então, com mais um acesso da Bolívia Querida, os times não jogaram mais entre si, pela competição nacional.
Pela Copa do Nordeste, vantagem alvinegra
Se em confrontos pela Série C do Brasileiro o Belo leva desvantagem, pela Copa do Nordeste, o retrospecto é totalmente favorável ao time pessoense. Nas três oportunidades em que se enfrentaram, o alvinegro venceu duas e empatou uma.
Em 2019, no estádio Almeidão, o Botafogo fez valer o fator casa e venceu por 1 a 0, com gol de Marcos Aurélio. Os times voltaram a se enfrentar pela edição da competição regional em 2021, novamente em João Pessoa, quando com gols de André Luiz para o Sampaio e Welton a favor do Belo, o placar ficou em 1 a 1.
A última partida entre os times foi justamente pelo Nordestão, na casa do Tubarão. No ano de 2022, o Sampaio Corrêa recebeu o Botafogo e perdeu por 2 a 0, com Gustavo Coutinho e Nicolas garantindo a vitória do Belo. De quebra, a classificação para a segunda fase da competição.
Confira todos os jogos entre Botafogo e Sampaio Corrêa.
- Sampaio Corrêa 0 x 2 Botafogo (Copa do Nordeste 2022)
- Botafogo 1 x 1 Sampaio Corrêa (Copa do Nordeste 2021)
- Botafogo 1 x 2 Sampaio Corrêa (Série C 2019)
- Sampaio Corrêa 1 x 1 Botafogo (Série C 2019)
- Botafogo 1 x 0 Sampaio Corrêa (Copa do Nordeste 2019)
- Sampaio Corrêa 2 x 3 Botafogo (Série C 2017)
- Botafogo 1 x 2 Sampaio Corrêa (Série C 2017)
- Botafogo 3 x 2 Sampaio Corrêa (Copa União 1987)
- Sampaio Corrêa 1 x 1 Botafogo (Copa União 1987)
- Sampaio Corrêa 1 x 2 Botafogo (Taça de Ouro 1985)
- Botafogo 1 x 0 Sampaio Corrêa (Taça de Ouro 1985)