O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) finalizou a recontagem das medalhas conquistadas pela Paraíba nas Paralímpiadas Escolares deste ano. Agora os atletas alcançaram a marca de 104. Os Jogos foram realizados em São Paulo e os atletas ficaram na décima posição do ranking.
Os primeiros resultados da quantidade de medalhas apontou que a delegação do estado conseguiu 92 medalhas no evento. Este número aumentou com a recontagem feita pela CPB, mas manteve a Paraíba na mesma colocação do ranking geral. Em um balanço feito com o ano passado nas Paralímpiadas Escolares, o resultado é superior, com 12 medalhas a mais e conquistou o maior quantitativo desde a sua participação em Jogos.
Ao todo, foram 60 medalhas de ouro, 24 de prata e 20 de bronze, e o décimo melhor no ranking. Além disso, foi o segundo colocado entre os estado das regiões Norte e Nordeste. Jean Klaud, chefe da delegação paraibana, elogiou o resultado positivos do estado em São Paulo:
Agora vimos que a Paraíba com essas 104 medalhas fica mais consolidada ainda como uma potência no segmento paradesportivo, pois subir no pódio mais de 100 vezes é de fato algo a ser muito comemorado. E sempre é bom lembrar que todo esse sucesso contou com o apoio do Governo, que, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), conseguiu as passagens aéreas para todos os 128 integrantes da delegação.
A delegação paraibana foi representada por 80 atletas nas modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Reprodução / Gov