O handebol de areia ainda não é uma competição olímpica, mas caminha para que essa conquista seja breve. Um dos grandes nomes da modalidade no mundo é o paraibano Gil Pires, que foi convocado para o torneio de exibição em Paris, sede da Olimpíada deste ano, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho.
Aos 42 anos, Gil é referência no handebol de areia. Ele já foi oito vezes campeão mundial e três vezes eleito o melhor atleta do mundo. Além de Gil Pires, Bruno Carlos, Thiago Barcelos, Patrícia Scheppa, Renata, Nathalie e Carolina Militão foram os outros brasileiros que participarão do evento.
A convocação do jogador partiu da Federação Internacional de Handebol (IHF), que convocou os 64 melhores atletas do mundo, divididos entre homens e mulheres, de 18 países.

Três das equipes em cada uma das competições masculina e feminina serão compostas por nacionalidades mistas, enquanto o quarto time em cada uma dessas disputas será a anfitriã França.
A ideia do torneio de exibição em Paris é dar mais um passo para a sua presença nos Jogos Olímpicos como desporto oficial no futuro.