O Campeonato Paraibano 2025 marcará o encontro de culturas e línguas diferentes. Isso porque cinco das 10 equipes que estarão na disputa do estadual contam com pelo menos um jogador estrangeiro em seus elencos: Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos e Picueinse terão em campo representantes de Israel, Camarões, Colômbia, Argentina e Sérvia, respectivamente.
O Arena Correio traz o perfil de cada estrangeiro que desembarcou na Paraíba para jogar na principal competição da elite do futebol do estado.
Auto Esporte: Rafael De La Sousa (Israel)

Para compor o setor ofensivo, o Auto Esporte apostou no centroavante israelense Rafael De La Sousa. O jogador que tem 28 anos está sua segunda passagem no Brasil e em sua primeira experiência no futebol nordestino. Antes de desembarcar em João Pessoa, o atacante passou 1 a 2 meses na Ponte Preta, que estava na Série B do Brasileiro.
No seu país natal, Rafael defendeu equipes como Maccabi Ahi Nazareth, Sporting Tel Aviv, Hapoel Ashkelon e Hapoel Ikshal. O atleta também jogou na Geórgia onde defendeu o FC Metalurgi Rustavi e Sioni.
O centroavante israelense está empolgado em vestir as cores do Auto Esporte e acredita que o Macaco Autino poderá fazer uma boa campanha no Paraibano.
“O pessoal é muito bom e feliz, muito lindo aqui. Não há campos muito bons, mas há pessoas com amor ao futebol. Tem pessoas aqui que tem talento. Eu acredito que a gente pode fazer um bom campeonato”, disse Rafael.
Botafogo-PB: Paul Henry (Camarões)

O ataque do Botafogo-PB para o Paraibano vai contar com o atacante camaronês Paul Henry, de 22 anos. Apesar da pouca idade, o jogador já acumula passagens por vários clubes do Brasil como Juventude, Athletic-MG, CEOV Operário, River-PI e Metropolitano. A sua última equipe foi o Nação, de Santa Catarina.
Inspirado em Ronaldinho Gaúcho, Paul chegou em Brasil no ano de 2021, após defender a Seleção Camaronesa Sub-17. Um diretor do Cruzeiro que atuava na equipe nacional foi quem intermediou a vinda do atacante para o futebol brasileiro.
“O Brasil sempre foi bem falado pelo futebol, pelos grandes craques que ganharam o mundo, como Pelé, Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Quando a gente era criança, a gente se espelhava nesses caras. O próprio Ronaldinho encantou tanto o mundo que, quando chegou a oportunidade de vir aqui (Brasil), eu pensei em que um dia eu poderia virar um Ronaldinho Gaúcho”, contou o camaronês.
Campinense: Luís Dario (Colômbia)

O lateral-direito de 26 anos foi revelado no Cúcuta Deportivo, da Colômbia. Depois, o atleta que tem dupla nacionalidade, acumulou passagens por vários clubes de São Paulo como Itapirense, Catanduvense, XV de Jaú, Rio Preto e São José. Neste último, Luís Dario foi vice-campeão do Campeonato Paulista A3.
Nacional de Patos: Kevin Lencina (Argentina)

O volante argentino chega para o seu primeira experiência no futebol brasileiro. O jogador de 23 anos já passou por equipes de seu país natal, como o Defensa II e Xelajú U22, sendo o último Guillermo Brown.
Picuiense: Nikola Perić (Sérvia)

O goleiro é o mais experiente entre os estrangeiros que vão atuar no Campeonato Paraibano. O arqueiro de 32 anos está em sua terceira passagem no futebol da Paraíba. Em 2022, Nikola defendeu o Spartax, na Segundona. No ano seguinte, pela mesma competição, ele jogou pelo Sport Lagoa Seca.
Nikola Perić ainda passou por outros clubes do Nordeste, como Altos-PI e Força e Luz-RN. Na Sérvia, o goleiro vestiu as cores de Macva Sabac, Hadjuk Kula, FK Voxdovac, FK Jagodina, FK Vojvodina, Spartak Subotica, Dinamo Vranje e Proleter Novi Sad.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB
