Paraibanas ajudam Brasil a ganhar etapa do Mundial de Handebol de Praia
Atletas da Paraíba fazem a diferença em conquista de titulo, em Maricá
Fabiano Mello
14 de maio de 2024

O Brasil venceu a etapa de Maricá do Global Tour de handebol de praia, que foi disputada na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 12, nas categorias masculina e e feminina. O time feminino conta com oito atletas da Paraíba: Camila Queiroga, Carolina Pires, Cintya Piquet, Ingrid Frazão, Jéssica Milena e Lavínia Soares. Elas venceram Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai, Portugal e Argentina.

Na primeira fase, a seleção venceu os quatro primeiros jogos por 2 a 0, mas ao encarar a Argentina, o jogo foi mais disputado e acabou empatado em 1 a 1. Para definir o time vencedor, é disputado o shoot-out, que é quando uma atleta recebe a bola da goleira e vai até o gol adversário, que conta apenas com a goleira. Na disputa, o Brasil levou a melhor e venceu as sul-americanas por 9 a 6.

Diferente da primeira fase, quando venceu por 2 a 0, a semifinal contra a seleção de Portugal foi mais equilibrado. Como a partida terminou em 1 a 1, novamente o Brasil foi para a decisão pelo shoot-out, vencendo as portuguesas por 7 a 2 e indo para a final da competição.

Na grande decisão, o fator casa foi o diferencial para o time brasileiro, que venceu a Argentina, por 2 a 0 e ficou com o título da competição, que serviu de preparação para o Mundial, que acontecerá na China, em junho, e também para os Jogos Olímpicos, em Paris.

Mãe e filha comemoram título e parceria em quadra


Carolina Pires e Cinthya Piquet, filha e mãe, defendendo o Brasil (Foto: Leonardo Fonseca)

Dentre as atletas da Paraiba, que estiveram na delegação campeã em Maricá, duas chamam a atenção, pelo talento e pelo vínculo afetivo. Cinthya Piquet e Carolina Pires, lateral-esquerda e especialista, respectivamente, que disputaram e venceram o Global Tour pela segunda vez, são mãe e filha. Cinthya comentou sobre a sensação de poder jogar com sua primogênita. As duas vivem a expectativa de jogarem, tanto no Mundial da categoria, na China, como nas Olimpíadas de Paris.

“Como falo sempre, eu não realizei um sonho, eu vivo um sonho jogando com ela na seleção e na minha equipe. Estar com ela aqui no dia das mães é viver um sonho eternamente. Jogamos juntas pela primeira vez ano passado aqui em Maricá”, contou a atleta.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto 1: Leonardo Fonseca

Veja também