Paraibana defenderá a Seleção Brasileira no Mundial Juvenil de Handebol de Areia
Campeonato mundial será disputado entre 17 e 22 de junho, na Tunísia
Franco Ferreira
9 de junho de 2025

A jovem paraibana Maria Clara Veloso Mendonça, conhecida como “Nega”, de apenas 15 anos, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira Juvenil de Handebol de Areia. A atleta participará do III Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 17 e 22 de junho, na Tunísia.

Natural de João Pessoa, Maria Clara é filha de Ana Lídia Veloso Mendonça e Sérgio Ricardo Montenegro Mendonça, ambos ex-jogadores de handebol. Ana Lídia atuava pelo HCP, enquanto Sérgio defendia o IPEP.

Maria Clara treina sob a orientação da professora Rossana Marques e integra a equipe da APCEF/CT Rossana Marques, que tem como base a Praia do Bessa, em João Pessoa. A convocação oficial foi recebida por meio de comunicado enviado pelo presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBH).

Maria Clara Veloso será a representante da Paraíba na Seleção Brasileira. (Foto: Reprodução/Instagram)

A apresentação da seleção está marcada para o dia 6 de junho, em Niterói (RJ), onde as atletas iniciam a fase de treinamentos preparatórios para a competição internacional.

A comissão técnica da seleção é formada pelo diretor Carlos Roque, a coordenadora Priscilla Annes, o técnico Luigi Barreto Francavilla, a auxiliar técnica Thais da Silva Nascimento, a fisioterapeuta Mariana Vido, o preparador físico Carlos Alberto dos Santos e a psicóloga do esporte Fernanda Vieira Soares.

Além de Maria Clara, a lista de convocadas inclui: Ana Beatriz Soares de Carvalho, Ana Júlia Ribeiro Dias, Antonia da Silva Bittencourt, Eduarda Lanzellotte Serour, Giulia Da Costa Benedito, Lívia Nicole L. Basílio Da Silva, Mariana Martins Gomes e Maria Júlia Schmid Pereira.

Para a professora Rossana Marques, a convocação de Maria Clara representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Paraíba. “Esta convocação vem coroar nosso trabalho. É um orgulho e mostra o celeiro que é a Paraíba. Sempre temos atletas nas seleções, jogando pelo Brasil e na Europa”, destacou.

Campeã brasileira em 2024 com o time da professora Rossana, no Rio de Janeiro, Maria Clara comemorou o feito. “É muito gratificante para mim e para meus pais, que também foram atletas. Esta convocação é fruto de um trabalho coletivo, das minhas colegas e da professora Rossana. Qualquer menina daqui pode chegar à seleção, desde que treine muito”, afirmou a atleta.

Com a convocação, Maria Clara se junta ao grupo de talentos paraibanos que já representaram o Brasil em diversas categorias do handebol nacional.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Veja também