Paraibana de 15 anos conquista pódios em Pan-Americano de Jiu-Jitsu
Atleta foi campeã na categoria juvenil e vice-campeã da categoria geral absoluto
24 de março de 2025

A paraibana Rayra Nayanne Mendes, de 15 anos, continua quebrando recordes no Jiu-Jitsu. Dessa vez, a jovem conquistou um feito inédito para a categoria no esporte da Paraíba. No Pan-Americano dos Estados Unidos, realizado na cidade de Orlando, conquistou o pódio na sua categoria e, também, na geral absoluto.

Estreando em competições pela primeira vez na categoria juvenil da modalidade, a lutadora foi a única atleta mulher do estado a participar do campeonato deste ano. No último fim de semana, a jovem subiu ao pódio e se tornou campeã da sua chave-peso.

Pentacampeã brasileira de Jiu-Jitsu, a paraibana também terminou a competição como vice-campeã da categoria absoluto, que une todas as categorias de peso. O feito celebrou a conquista não só da atleta, mas, também, do estado paraibano, com a primeira atleta a subir ao pódio em competições internacionais na classe juvenil.

Depois da conquista, a Rayra retorna ao Brasil para se preparar para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será realizado no mês de abril. Os treinos vão focar na competição nacional, mas, ao mesmo tempo, pensando no Mundial. A competição internacional acontecerá em maio, em Los Angeles, cidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Desde que entrou no esporte, Nayanne tem celebrado conquistas expressivas na modalidade. A jovem foi a primeira atleta do nordeste a ganhar cinco títulos no Brasileiro, todos de forma consecutiva (2018, 2019, 2022, 2023 e 2024). Além disso, também conquistou vitórias na Convenção em Las Vegas, em 2023, e no Mundial da modalidade em Abu Dhabi, no ano de 2021.

Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp

Foto: Arquivo Pessoal

Veja também