Ritmo, inspiração, técnica, movimento e excelência foram pilares fundamentais na criação do novo centro de treinamento exclusivo para a ginástica rítmica da Paraíba. O grupo Ritme é coordenado pelas técnicas Thaysa Dutra e Fernanda Carla. O CT atenderá meninas com idade a partir dos seis anos, com turmas separadas por nivelamento e orientadas por uma equipe multidisciplinar. As professoras são referências na prática esportiva e são ex-atletas da modalidade.
O grupo de ginástica está localizado no Clube Cabo Branco, no bairro do Miramar, em João Pessoa. O clube carrega seus lemas e princípios no próprio nome. De acordo com a técnica Thaysa, a palavra “Ritme”, que nomeia a equipe, vai além da palavra em si. Segundo ela, cada letra representa um valor que molda o trabalho do time de atletas. A letra R, significa ritmo, que tem origem do próprio esporte. As letra I, T, M e E, são representações das palavras inspiração, técnica, movimento e excelência. Esses pilares serão trabalhados com todas as ginastas da equipe. Sobre a construção do novo clube, a treinadora falou sobre a realização de um sonho múltiplo, pensado junto com a segunda técnica do conjunto de atletas, Fernanda.
A Ritme surgiu de um sonho de duas treinadoras que sempre trabalharam bastante. Somos ex-atletas da modalidade e ingressamos na carreira de técnicas. E nós conseguimos alcançar, graças a Deus, com muito empenho, muito estudo e dedicação, um resultado brilhante para o nosso estado. Nós sempre idealizamos que a Paraíba precisava de uma equipe mais profissionalizada, com todos os princípios e valores que nós cultivamos das nossas equipes, afirmou.
Além das técnicas, também fazem parte da equipe professores que auxiliam no trabalho interdisciplinar. As turmas são divididas por nivelamento, com aulas de ballet, próprio para a modalidade e ministradas pelo professor Gilberto Melo; pilates solo, com a professora Renata Severo e, também, preparação mental, com a treinadora Mariana Padilha. Além disso, também funcionam turmas de iniciação e as intermediárias. Muito além dos resultados técnicos e conquistas de medalhas, o clube trabalha bastante o espírito de equipe e a saúde mental.
Antes mesmo da criação do Ritme, o grupo funcionava em parceria com o Clube Cabo Branco, onde a técnica Thaysa coordena, também, a equipe de ginástica. Sobre a parceria, a professora falou que o trabalho junto com a instituição vai ser mantido. Os treinos e competições continuam, mantendo ainda a ligação entre as partes. Nos primeiros passos com o clube, as ginastas já viveram um momento bastante expressivo ano passado. Em novembro, as atletas fecharam a temporada 2024 no Top-6 no Brasileiro de Ginástica Rítmica. A treinadora falou sobre manter a participação nos eventos e dar passos também na iniciação.
Ano passado nós tivemos nossa primeira participação no Campeonato Brasileiro de Conjuntos, fomos finalistas. Também tivemos vários resultados no Torneio Regional Nordeste, fomos classificados para a etapa nacional. Lá na etapa nacional nós também tivemos pódio e uma classificação maravilhosa para nosso estado no cenário nacional. E aí vamos continuar assim com a Ritme, agora competindo tanto na iniciação, nesses primeiros passos que as ginastas dão, disse.
As aulas no Ritme são para meninas com idade a partir dos seis anos. As turmas, divididas por nivelamento, contemplam desde a escolinha de iniciação até a turma de rendimento, que são as turmas de elite de competição. As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede do grupo, no Clube Cabo Branco, em Miramar, ou de forma on-line, no contato (83 99947-3928) da equipe. Além disso, há uma aula experimental totalmente gratuita.
Receba todas as notícias do Arena Correio no Whatsapp
Foto: